Notícias

Terça-Feira, 09 de Setembro de 2025 às 15:00:00
Estado promove capacitação sobre segurança do paciente em alusão ao Setembro Laranja
Atividade reforçou protocolos de prevenção de quedas e lesões, envolvendo enfermeiros e técnicos de enfermagem das unidades críticas do hospital

Em alusão ao ‘Setembro Laranja’, mês dedicado à conscientização sobre a segurança do paciente, o Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) promoveu nesta terça-feira, 9, a ação de capacitação E se fosse você? Quedas e lesões por pressão que podem ser evitadas. A atividade foi direcionada a técnicos de enfermagem e enfermeiros que atuam na Unidade de Apoio Crítico (UAC) e na Unidade Vascular Cardíaca (UVC) do hospital, e buscou reforçar práticas essenciais para a assistência segura ao paciente. 

A capacitação foi estruturada em seis etapas, contemplando a identificação correta do paciente, melhoria da comunicação entre os profissionais de saúde, segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, garantia de cirurgias em local, procedimento e paciente corretos, higienização das mãos, além da redução do risco de quedas e de úlceras por pressão. 

Segundo a enfermeira e gestora da UAC/UVC, Daniele Alves, a ação é fundamental para o fortalecimento do cuidado diário. “Temos pacientes críticos aqui no setor e sua segurança é primordial para todos. Tentamos capacitar a equipe para que todos os cuidados e a assistência de qualidade sejam prestados. Estamos trazendo essa reflexão para toda a equipe, reforçando medidas de prevenção, avaliação diária do risco de queda, prescrição e checagem dos cuidados pelo enfermeiro e a sinalização dos riscos na identificação do paciente”, informou.

Para  a enfermeira de referência da UAC, Marta Nunes, a capacitação também amplia a visão profissional. “Com essa capacitação a gente passa a ter uma visão mais ampla em relação à assistência. Consigo replicar tudo aquilo que vivencio na prática para os colegas. Isso tem grande importância, porque além de trazer conhecimento sobre risco de queda e lesão, gera maior contato com a equipe e fortalece a segurança do paciente”, afirmou. 

Os técnicos de enfermagem também avaliaram positivamente a iniciativa. “Esta ação é maravilhosa, porque alerta sobre algumas coisas que já sabemos na rotina, mas às vezes esquecemos. Para mim é muito importante”, comentou Géssica Rafaela. Já a técnica de enfermagem Larissa Silva Nascimento ressaltou o aprendizado prático. “Achei a capacitação maravilhosa, porque retira dúvidas e acrescenta conhecimento à equipe técnica que passa 24 horas com o paciente. Hoje aprendemos a minimizar e até evitar os riscos de queda e a prevenir lesões por pressão, que são cuidados tão importantes”, disse.