Notícias

Terça-Feira, 16 de Abril de 2024 às 11:45:00
Deso se destaca com participação do 2º Fórum Internacional Universalizar, em Salvador
O evento reuniu mais de 300 pessoas interessadas em debater caminhos para a universalização do saneamento

Incumbida na missão de levar água para todos e sempre alavancar melhorias nos serviços prestados, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) participou do 2º Fórum Internacional Universalizar, realizado em Salvador, na Bahia. O evento é promovido pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Neste ano, o Fórum emplacou o tema '100 anos em 10: estratégias de investimentos para universalização do saneamento', que foi amplamente discutido entre mais de 300 especialistas, estudantes e colaboradores de diversas empresas estaduais de saneamento participantes.

Ao reconhecer a importância da universalização do acesso à água potável e esgoto, o presidente da Deso e vice-presidente Nordeste da Aesbe, Luciano Goes Paul, acompanhado por uma comitiva de desianos, representou a companhia sergipana no Fórum. "Este é um evento de relevância internacional, com participantes de várias partes do mundo, abordando cenários, desafios e perspectivas para a universalização do saneamento de forma ampla e sustentável. A Deso, como destaque no saneamento em diversos indicadores, se coloca  como protagonista das discussões e vem para enriquecer o debate", celebrou.

Quem também esteve presente no Fórum foi o diretor comercial-financeiro da Deso, João Quintiliano, que destacou a troca de experiências com os demais colegas de empresas de saneamento de outros estados. "É o segundo evento que eu participo promovido pela Aesbe e, inclusive, gostaria de parabenizar a organização do evento, pois foi um momento muito agradável. Pude aprender mais com os palestrantes internacionais e locais, com certeza irei trazer todo o conhecimento aprendido para Sergipe", afirmou.

Além disso, os debates durante os dois dias de evento — dias 11 e 12 de abril  permitiram à Deso ampliar o conhecimento sobre os desafios que o saneamento possui para atingir as metas de universalização até 2033, bem como a apresentação de estratégias de investimentos para viabilizar tal alcance. "O evento também permitiu um rico networking, sendo possível fazer uma troca de ideias com representantes de empresas pares. Enxergar as dificuldades e peculiaridades dos estados e empresas públicas no Brasil expande nosso conhecimento, desperta novas ideias e promove parcerias em prol da melhoria contínua dentro das empresas", complementou a engenheira civil e assessora de planejamento e gestão empresarial da Deso, Camilla Coelho, que também participou do Fórum.