Notícias

Quarta-Feira, 12 de Março de 2025 às 14:45:00
Deso participa de workshop para revisão de planejamento estratégico
Atividades incluem discussão e análise de missão, visão e valores, avaliação de ambiente e definição de estratégia de negócios

A diretoria executiva e gestores da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) participam, nesta semana, de Workshop presencial promovido pela Fundação Instituto de Administração (FIA), ligada à Universidade de São Paulo (USP), com o intuito de rever o planejamento estratégico da empresa. A etapa atual da iniciativa, realizada em Aracaju, teve início na última terça-feira, 11, e vai até esta quinta-feira, 13.

As atividades incluem discussão e revisão da missão, visão e valores da empresa, com condução de workshops e consulta de documentos estratégicos existentes, análise de ambientes setorial e interno e de macroambiente, e definição de estratégias competitivas e organizacionais para os próximos cinco anos. As ações fazem parte dos esforços empreendidos pela companhia para a elaboração do plano de reestruturação empresarial da Deso.

O diretor-presidente da Deso, Luciano Goes Paul, afirmou que o workshop representa um passo fundamental para a nova realidade em que a Deso estará inserida, com a readequação dos serviços prestados à população. “Este é um momento muito importante, no qual estamos pensando na nova Deso, que será responsável por captar e tratar água, bem como em potenciais novos negócios que ela poderá explorar. Queremos uma empresa mais sólida, mais consistente e com estratégias que proporcionem resultados positivos para a companhia e para a população, contribuindo para a segurança hídrica de Sergipe”, destacou ele.

Futuro
Para o diretor Comercial Financeiro da Deso, João Quintiliano da Fonseca, o plano de reestruturação permite que se projete, de forma assertiva, o futuro da empresa. “O objetivo é se aproximar cada vez mais das práticas sustentáveis, proteger o meio ambiente e produzir água de modo eficaz e eficiente, para que a companhia tenha uma boa longevidade pela frente”, ressaltou o diretor.

Na avaliação do diretor de Operação e Manutenção da Deso, Gilvan dos Santos, o workshop, que terá múltiplas fases ao longo do ano, com interação entre FIA e representantes da companhia, oferece subsídios que vão ajudar a empresa a se preparar para “os novos tempos que virão”. “A Deso é feita de pessoas muito capacitadas, e vamos superar os novos desafios juntos. A população será diretamente beneficiada pela organização interna, cujo reflexo será a melhoria dos serviços ofertados”, frisou Gilvan.

Planejamento
O consultor em finanças da FIA, Ricardo Celoto, explicou que os trabalhos desenvolvidos incluem apresentações teóricas de conceitos empresariais e exercícios práticos envolvendo os quadros da corporação, com reuniões, análises e troca de feedbacks. A finalidade é construir um planejamento empresarial robusto, que funcionará como a bússola da Deso. “Nós somos um veículo, um mecanismo para capturar e reunir o conhecimento e colocá-lo no papel, a fim de viabilizar um plano fundamentado”, detalhou.