Notícias

Segunda-Feira, 15 de Abril de 2024 às 15:45:00
Colégio Estadual Professor João Costa realiza Feira de Clubes de Protagonismo
Alunos recebem a oportunidade de se inscrever no clube por que mais se interessaram

O Colégio Estadual Professor João Costa, localizado em Aracaju, realizou na última quinta-feira, 11, a Feira dos Clubes de Protagonismo. Os clubes são oferecidos em todas as séries do ensino médio e atendem a diversos segmentos. As 1ªs séries puderam escolher entre o clube de filmes, jogos, literatura, moda, matemática, canto, robótica e esportes. Para as 2ªs séries, as opções eram voltadas para clubes de moda, arte, estudos, jogos, idiomas e esportes. Nas 3ªs séries, os alunos escolheram entre o clube de estudos, redação, filmes, tabuleiro, capoeira e esportes.Os alunos pensaram em atividades que pudessem ser realizadas na própria instituição e fizeram suas escolhas de acordo com a preferência dos temas expostos.

As dinâmicas dos clubes com os estudantes estão programadas para começar a partir desta segunda-feira, 15, durante as aulas de Protagonismo. As aulas serão acompanhadas por um professor e, no intervalo do almoço, o presidente do clube e o gestor da unidade de ensino estarão presentes.

O diretor Rogério Luiz da Silva destaca que iniciativas como essa trabalham o lúdico e o pedagógico. “Isso promove habilidades e competências que favorecem a concentração e a aptidão pelas atividades desenvolvidas na Escola, incluindo a responsabilidade, a inclusão de todos e o trabalho em equipe, além de gerar o sentimento de pertencimento pelo colégio”, afirma.

O aluno e jovem protagonista Gladson Henrique conta que a experiência de participar da organização da Feira dos Clubes foi ótima. “Sempre tive a intenção de ajudar e aprender com os outros alunos, e os clubes de protagonismo nos proporcionam isso. Ser apoiado pelos professores facilita nosso aprendizado e interação”, opina.

A aluna Beatriz Pires comenta que criou o Clube da Moda com o propósito de compartilhar seus conhecimentos com pessoas que compartilham os mesmos interesses, além de ajudar os alunos a pensarem no projeto de vida para o futuro. A estudante também tem o objetivo de introduzir projetos inovadores na escola e expandir os próprios conhecimentos.

A professora de Arte e Projeto de Vida, Sandy Soares, fala sobre a animação dos estudantes com os clubes. “Ser responsável pelo que será feito em dois horários e ainda liderar outros jovens é um grande exercício de protagonismo. Os estudantes foram orientados pelos professores e pela gestão, que precisavam aproveitar esse momento para reforçar também os conteúdos da BNCC, mas com sua própria didática”, acrescenta. Sandy acompanhará o clube de Autonomia do Estudante, que tem como propósito estudar os conteúdos do Enem e com isso, cada aluno contribui com o assunto com que tem mais segurança, para ajudar aos demais.