Notícias

Terça-Feira, 18 de Fevereiro de 2020 às 11:45:00
Carnaval com saúde: equipe multidisciplinar do Ipesaúde realiza ação para orientar beneficiários
O cortejo realizado pelos corredores do Ipesaúde teve como objetivo convidar os beneficiários a visitar o ponto onde estava acontecendo a antropometria e as orientações nutricionais.

O Ipesaúde, através do Centro de Endocrinologia e Diabetes, reuniu uma equipe composta por Nutricionista, Enfermeiros e Técnicos em Enfermagem, na manhã desta quarta-feira (17), em um cortejo pelos corredores da sede da autarquia para orientar acerca dos cuidados que devem ser tomados durante o carnaval, além de aferição de pressão e glicemia, verificação de peso, altura e circunferência abdominal.

As orientações foram direcionadas aos beneficiários e público em geral, como Simone Vieira, que aprovou a iniciativa “Essas ações fazem com que estejamos sempre em alerta, pois pode parecer que já temos muitas informações, mas é necessário relembrar sempre”, disse.

O cortejo realizado pelos corredores do Ipesaúde teve como objetivo convidar os beneficiários a visitar o ponto onde estava acontecendo a antropometria e as orientações nutricionais. A beneficiária Acleir dos Santos aproveitou a oportunidade para verificar seus índices. “Sou hipertensa e acompanho de perto como anda a minha saúde. Saber se alimentar de maneira correta também é essencial para viver melhor”, conta.

Álcool e Drogas

Durante a explanação, os profissionais alertaram sobre excessos que apresentam riscos à saúde, a exemplo do consumo de álcool, como se alimentar bem e beber água antes ou durante, para amenizar os efeitos negativos no organismo, que as drogas também podem causar. Nesses casos, a ajuda especializada é essencial para diagnóstico e tratamento correto.

Outros cuidados devem ser tomados, além de evitar o consumo de álcool para pessoas que fazem uso regular de medicamentos, em virtude de possíveis interações perigosas entre a bebida e alguns remédios, além da relação entre a bebida e os acidentes de trânsito.


Alimentação

Não se alimentar bem ou ingerir pouca água, principalmente se combinados com excesso de bebidas e noites mal dormidas, pode comprometer o funcionamento do organismo, principalmente em virtude do período carnavalesco, como explica a nutricionista Mônica Franklin. “Durante o verão, algumas medidas são necessárias e precisam ser potencializadas. Estar atento à hidratação, alimentação adequada e o consumo de bebidas alcoólicas fazem parte desse processo”, finaliza.

As ações seguem até a próxima quarta-feira (19), nos turnos da manhã e tarde, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h30, na sede do Ipesaúde, rua Campos, 177, Aracaju e no Centro de Reabilitação, na rua D. José Thomaz, 331, também na capital.