Mais cinco escolas da rede estadual de ensino deram sequência na tarde desta sexta, 18, aos ‘Ensaios Geral de Bandas Cívico-Escolares’ (ou bandas marciais). Dessa vez, o ensaio aconteceu no bairro Santos Dumont, em Aracaju. A marcha partiu do Colégio Estadual Governador Augusto Franco e seguiu em direção à Escola de Esportes José Gerivaldo Garcia, no mesmo bairro.
Ao todo, 277 alunos participaram do ensaio desta tarde. A expectativa é de que 55 escolas estaduais completem o circuito de ensaios até o dia do desfile oficial, em 7 de setembro, data da Independência do Brasil, quando ocorre o Desfile Cívico-Militar na avenida Barão de Maruim.
O ‘Ensaio Geral de Bandas’ é uma iniciativa do Governo de Sergipe, realizada pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), e trata-se de uma prévia dos desfiles oficiais.
Ensaiaram nesta sexta-feira as bandas do Centro de Excelência Governador Augusto Franco, Colégio Estadual Olavo Bilac, Colégio Estadual 17 de Março, Centro de Excelência José Rollemberg Leite e Colégio Estadual Ivo do Prado. Ao todo, Sergipe possui 165 bandas marciais e de fanfarras nas escolas.
Incentivo
Everton Courinho é instrutor da Banda do Centro de Excelência José Rollemberg Leite há 12 anos, e informou que os estudantes iniciaram os ensaios em março passado, sempre aos finais de semana. Embora os desfiles de 7 de setembro sejam uma tradição antiga, para ele, a iniciativa do Governo do Estado em promover os ‘Ensaios Gerais’ este ano ajudou a projetar os trabalhos das escolas.
“Com esse apoio do Governo, em relação ao ‘Ensaio Geral’, para divulgar nas ruas a música que trabalhamos nas escolas, a comunidade vê os projetos que desenvolvemos. O ‘Ensaio Geral’ do governo nos ajuda, porque divulgamos as bandas marciais”, disse.
O repertório das bandas inclui desde temas cívicos a músicas clássicas e canções populares. “Com o repertório mais abrangente, ou seja, com as músicas mais populares também incluídas, é bom porque engaja a população já conhece as letras”, considerou.
Participação
Para entrar para uma banda marcial, os estudantes precisam se inscrever previamente nas escolas e, na sequência, passar por um teste de instrumentos, por meio dos quais são avaliadas suas aptidões. “Ficamos atentos se eles têm desenvoltura para a percussão, caixa, bumbo, tambor ou linha de frente, no coreográfico, enfim, vamos posicionando as pessoas em seus devidos lugares”, completou Courinho, que é envolvido com música desde os oito anos de idade.
O sentimento de engajamento, inclusão e renovação do espírito patriótico que o instrutor Everton Courinho diz sentir com o desfile de 7 de setembro é também notado pelos estudantes. Rian William, por exemplo, sempre se sentiu atraído pelas bandas marciais escolares. “Sempre tive vontade de tocar. No começo minha avó impedia, mas depois ela permitiu, e este ano comecei a ensaiar. É emocionante fazer parte da banda. Não vejo a hora do desfile oficial!”, entusiasmou-se o aluno da 2ª série do Colégio 17 de Março, que toca quadritom - instrumento de percussão formado por quatro tambores.
Reginaldo Cauã, da 1ª série do 17 de Março, toca bumbo, e seguiu os passos do irmão para ingressar numa banda marcial. “Comecei a ensaiar este ano. Eu sempre via as bandas das escolas, gostava do som e resolvi entrar. Até porque meu irmão toca quadritom, e sempre me inspirei nele”, declarou o adolescente, que assegura não estar nervoso para seu primeiro desfile na Barão de Maruim, dia 7.
Organização
Segundo informou a Seduc, os desfiles dos ‘Ensaios Gerais’ acontecerão simultaneamente em bairros de Aracaju, até o dia do desfile oficial. O primeiro aconteceu nessa quinta-feira, 17, com concentração no Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa, no bairro Bugio; o percurso seguiu pela avenida Centenário, avenida Poço do Mero, rua Vereador Osvaldo Mendonça e encerrou-se no Ginásio Estação Cidadania, no bairro Bugio.
O circuito de ensaios tem a previsão de mobilizar o total de 55 bandas marciais e fanfarras, que desfilarão durante o mês de agosto nos bairros Assis Chateaubriand - Bugio, Santos Dumont , Ponto Novo, Orlando Dantas, Augusto Franco, Santa Maria, Siqueira Campos e Dezoito do Forte.
Para o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, o 'Ensaio Geral das Bandas Marciais' é um momento preparatório para as festividades cívicas de 7 de setembro, além de fortalecer ações pedagógicas desenvolvidas nas escolas da rede estadual. “Esses momentos incentivam a participação de alunos, professores, famílias, fortalecendo os espaços de socialização e inclusão nas escolas públicas estaduais. As bandas também são promotores de aprendizagem e desenvolvimento, e despertam o protagonismo, a sensibilidade e o respeito pela comunidade escolar, possibilitando cidadania e avanços na qualidade de vida de crianças e jovens. As bandas também são promotoras de aprendizagem, desenvolvimento e cidadania”, analisou.