Notícias

Sexta-Feira, 06 de Outubro de 2023 às 18:00:00
Alunos do Centro de Excelência Prefeito Joaldo Lima de Carvalho lançam reportagens sobre o Ensino Integral na rádio escolar
Projeto mobiliza estudantes e professores que, por meio da disciplina eletiva, expandem o conhecimento para a comunidade escolar e o protagonismo juvenil

O Centro de Excelência Prefeito Joaldo Lima de Carvalho, em Itabaianinha, lançou a série de reportagens intitulada ‘A importância do ensino integral para a construção de um futuro sólido’, no início da tarde desta sexta-feira, 6. As entrevistas foram comandadas ao vivo na rádio escolar ‘Joaldão com você’ pelos estudantes Erick Jeremias, do 3° ano, e Maysa Cruz, do 2° ano. A série contará, também, com outras atrações, como música, avisos, mensagens e homenagens aos aniversariantes.

O diretor Hugo Carvalho conta detalhes sobre a iniciativa. “A rádio escolar ‘Joaldão com Você’ é mais uma ferramenta pedagógica introduzida no colégio pelos nossos alunos e pelos professores Cleidson e Simone. Este ano, o projeto contou com o apoio do Programa de Transferência de Recursos Financeiros (Profin) e da Fundação de Apoio à Pesquisa Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), no qual temos quatro alunos bolsistas. O projeto aproxima a comunidade escolar, além dos pais ou responsáveis e ex-alunos. Tivemos na entrevista inaugural da rádio ao vivo a presença de Márcia Maria, mãe da aluna Nívea Hana, do 2° ano, a qual destacou a importância do Ensino Médio em Tempo Integral”, explica.

O coordenador do projeto e professor de Filosofia, Cleidson de Oliveira, fala como está sendo a experiência vivenciada durante esse período. Ele escreveu juntamente com os alunos o projeto com o intuito de criar um espaço de comunicação para que eles pudessem se sentir à vontade para se expressar.

“A rádio tem a finalidade de dar voz à comunidade escolar e principalmente de revelar novos talentos durante o ensino médio. Juntos, nós montamos a rádio, construímos e personalizamos as caixas de som. Os alunos se encantaram, se envolveram com a rádio, a comunidade escolar interage por meio do envio de mensagens e pede música. Isso é muito importante. A linguagem radiofônica chama a atenção do público, e a rádio se torna mais um espaço de comunicação dentro da escola. Já a construção das caixas de som possibilitou a associação dos conteúdos multidisciplinares com a prática”, acrescenta.

Na semana que vem, a programação terá continuidade com uma nova abordagem, na qual os apresentadores receberão na terça-feira, 10, dois ex-alunos que estudaram no ensino integral e, na próxima sexta-feira, 13, dois professores. Para dar continuidade à programação nas próximas semanas, foi agendada uma entrevista com a equipe diretiva da instituição e uma com o diretor da Regional de Educação 1, Franz Russemberg.

“É uma grande alegria ver os nossos jovens engajados com o universo da comunicação, colocando em prática tudo que aprendem em sala de aula. Será uma satisfação conversar com essa turma e precisamos sempre incentivar todas essas ações”, comemorou o gestor.

Planejamento

A professora de matemática, Simone Carvalho, comenta sobre o planejamento da rádio. “O projeto "Rádio Escolar: uma sintonia inovadora" veio para ser mais um espaço de protagonismo estudantil. Os programas desenvolvidos para a rádio ‘Joaldão com você’ têm a cara dos estudantes, são coloridos, diversificados, jovens, criativos, animados e conscientes. Temos músicas, receitas, novelas, recadinhos, entrevistas, serviços de utilidade pública, e tudo isso representa o universo jovem reunido”, detalha.

O estudante do 3° ano do Ensino Médio em Tempo Integral e bolsista do projeto, Erick Jeremias, compartilha como está sendo sua experiência. “Tenho trabalhado em equipe com meus colegas e tive grandes aprendizados. Na parte teórica, estudei sobre a história da rádio, sua importância e utilidade para todas as gerações. Na prática, participei da construção da rádio. Está sendo muito bom”, opina.

Estevo Neto, também do 3° ano, expressa sua sensação de participar da construção da rádio. “Está sendo enriquecedor na teoria e na prática como a montagem das caixas, em que podemos pintar e aprender sobre eletrônica. A experiência está sendo muito boa para mim e para os outros alunos; afinal, acaba sendo uma dinâmica a mais no Ensino Integral. A rádio também vem ajudando muito no desenvolvimento pessoal dos estudantes, praticando oratória, escrita e poesia, trabalhando em conjunto com toda a comunidade escolar”, acrescenta.