Notícias

Quarta-Feira, 27 de Março de 2024 às 18:30:00
Alunos da Escola Estadual Maria da Glória Mota Cabral participam de visitas pedagógicas na Mata do Junco
Objetivo das visitas é ampliar a compreensão dos alunos a respeito da água como recurso natural essencial para a manutenção e preservação dos seres vivos

O mês das Águas foi celebrado pelos alunos dos 4°s aos 7°s anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Maria da Glória Mota Cabral, de Capela, com visitas pedagógicas ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e à Central de Captação de Água no Rio Lagartixo, localizada na Mata do Junco. Os passeios guiados tiveram início no dia 19 de março e foram concluídos nesta quarta-feira, 27.

A diretora da unidade educacional, Leidy Jane Duarte Melo Barreto, explica que o projeto foi desenvolvido com o objetivo de ampliar a compreensão dos alunos a respeito da água como recurso natural essencial para a manutenção e preservação das vidas humana, animal e vegetal no planeta Terra, como também estimular a ação-reflexão sobre a relevância de preservar, economizar e valorizar os recursos hídricos. “As visitas pedagógicas foram realizadas com duas turmas por vez, para mostrar aos alunos como e onde acontecem a captação e o tratamento da água que abastece o município de Capela. Os alunos também fizeram um passeio nas trilhas da Mata do Junco para conhecer o Rio Lagartixo, principal fonte de abastecimento de água na região”, lembra.

Para o aluno João Pedro de Matos Ferreira, o passeio foi proveitoso porque eles conheceram, na prática, como acontece o tratamento da água que chega até sua casa. “A gente foi para o SAAE, e os trabalhadores nos explicaram que a água vem do rio, na Mata do Junco. Depois vai para um tanque, onde eles filtram a água e fazem o tratamento com o cloro. E depois dessa visita ao SAAE nós fomos para a Mata do Junco, conhecemos a represa e observamos vários animais, como uma tartaruga. Foi uma experiência muito bacana”, enfatiza.

A aluna Islaine Medeiros Rocha também achou o passeio incrível. “Eu gostei muito de saber como se faz para tratar a água que bebemos, mas, de toda a visita, a parte que eu mais gostei foi o passeio pela Mata do Junco, onde vimos vários animais lindos, muitas plantas e flores bem coloridas”, acrescenta

De acordo com o professor Aloísio Costa Santos, o tema do meio ambiente sempre esteve em pauta na sociedade e, atualmente, têm sido intensificadas as discussões. “Penso que essa atividade foi muito importante, pois abriu um leque enriquecedor na mente dos nossos alunos. Além disso, esse contato com a natureza fortalece todo o processo de conscientização dos jovens, levando-os a melhor compreender a importância de preservar e de cuidar do meio ambiente como cidadãos conscientes de seu papel individual e coletivo. Enfim, foi uma experiência contagiante e muito produtiva, claramente percebida no brilho do olhar de cada aluno”, destaca o educador.