Quarta-Feira, 10 de Janeiro de 2024 às 11:10:00
Vigilância Sanitária do Estado dará suporte a municípios durante o Verão Sergipe
Órgão se manterá de prontidão nos dias de programação na Caueira, Ponta dos Mangues, Canindé, Pirambu e no Abaís

A poucos dias do início do maior evento da estação, a Vigilância Sanitária estadual confirmou presença no Verão Sergipe 2024, para dar suporte às vigilâncias municipais na fiscalização da estrutura, manipulação e armazenamento de alimentos durante o evento, que tem início na próxima sexta-feira, 12, na Praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda. Embora a responsabilidade de atuação seja municipal, a Vigilância Sanitária de Sergipe auxiliará nos trabalhos, já que o órgão atua de forma direta ou indireta nos 75 municípios sergipanos.

De acordo com o coordenador Ávio Britto, quando há qualquer tipo de evento no estado, é de competência dos municípios assegurar a fiscalização sanitária do local da festa. Porém, a Vigilância Sanitária estadual atuará em parceria no Verão Sergipe 2024. “A Vigilância Sanitária do Estado tem um trabalho em todos os 75 municípios. Quando existe qualquer tipo de evento, as responsabilidades dos municípios é total, porque eles já são capacitados e podem fazer determinadas ações”.

A fiscalização será feita nos quatro finais de semanas de programação, de 12 de janeiro a 12 de fevereiro. “Estamos nesta condição de favorecer as vigilâncias e mostrar como devem ser feitos os trabalhos, apesar de que elas também são capacitadas para isso. Mas o processo principal é darmos a nossa contribuição pelo vasto conhecimento que a Vigilância Sanitária do Estado tem”, informou.

Entram no campo de fiscalização todo tipo de estabelecimento, que vai desde o vendedor ambulante com isopor, o pipoqueiro, vendedor de churrasquinho, restaurantes e bares, entre outros, que atuarão nos municípios de Itaporanga d’Ajuda (Praia da Caueira), Pacatuba (Ponta dos Mangues), Canindé de São Francisco, Pirambu e Estância (Abaís).

A capacitação desses comerciantes já foi feita e a fase atual é de convocação de todos para o sorteio e distribuição de pontos dos comercialização dentro da festa. “Estaremos lá, independentemente de o município ter ou não condições de atuar”, completou Ávio, ao lembrar que a obrigatoriedade do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) foi destacada durante a capacitação dos comerciantes.

Fiscalização

A Divisão de Vigilância Sanitária Estadual (DVS) é formada pela Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica. Elas seguem as normas padronizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelecidas nas Resoluções da Diretoria Colegiada (RDCs), que regulam as práticas e padrões de qualidade para produtos e serviços. A Lei Federal 6437/77 embasa o órgão sobre o que configura infrações e estabelece as sanções.

Embora a competência de fiscalização seja municipal, o comércio no entorno da festa também é passível da atuação da Vigilância Sanitária estadual. “O município realizador não pode proibir a comercialização no entorno da festa, que na verdade são os comerciantes que não foram contemplados no sorteio do circuito da festa. Mas isso não nos impede de apurar as condições de higiene de seus produtos. O certificado é obrigatório para quem comercializa dentro do circuito, mas os que não receberam não estão livres de cumprir as normas de qualidade”, alertou o coordenador.

Durante o Verão Sergipe 2024 serão verificadas a forma de acondicionamento, refrigeração, armazenamento de proteínas, uso de EPIs, como gorros e máscaras, além de conferir as condições de manipulação dos alimentos, como manter as unhas cortadas e sem esmaltação e também sem o uso de brincos nas orelhas. “É essa estrutura que a saúde pública exige que cada pessoa que manipula alimentos mantenha”, ratificou Britto.

As penalidades para quem descumprir os padrões sanitários exigidos vão desde advertência e multa até as mais graves, como apreensão de produto e interdição parcial ou total do estabelecimento infrator.

Verão Sergipe 2024

Com o objetivo de fortalecer o turismo no interior do estado, o Verão Sergipe 2024 traz mais de 50 atrações sergipanas e nacionais, além de exposição e feira de artesanato, bem como competições em diversas modalidades esportivas. Fruto de um investimento de R$ 10 milhões, o evento deve impactar mais de 200 mil pessoas em todos os municípios que o sedia.

A programação começa na Praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, de 12 a 14 de janeiro. Depois, o Verão Sergipe segue de 19 a 21 de janeiro, na Ponta dos Mangues, em Pacatuba. De 26 a 28 o evento acontece em Canindé de São Francisco e o município de Pirambu sedia o Verão Sergipe de 2 a 4 de fevereiro. O Carnaval do Abaís, em Estância, será de 10 a 12 de fevereiro.

Programação musical
Itaporanga d’Ajuda - Praia da Caueira