Sábado, 10 de Fevereiro de 2024 às 20:45:00
Verão Sergipe promove fortalecimento do comércio local no Abaís
Programação atraiu centenas de famílias à região de Estância, garantindo crescimento da demanda para alugueis de temporada, restaurantes e mercearias

Fortalecer o turismo e promover o crescimento da economia local nos municípios sergipanos foram alguns dos objetivos do Governo do Estado com a retomada do Verão Sergipe, após 11 anos de pausa. Em Estância, na praia do Abaís, esse objetivo foi alcançado com sucesso. Prova disso foi a aprovação dos comerciantes ao evento, que acontece de 10 a 12 de fevereiro, atraindo foliões de todo o Brasil, pelas belezas naturais e diversificada programação musical.

Trabalhando no comércio há mais de 20 anos, Camila Trindade, proprietária de uma açaiteria, destacou a alegria e expectativa para os ganhos nos dias de programação. “Cheguei a me emocionar em ver a região recebendo uma festa dessa grandiosidade, pois nesses anos todos em que tenho comércio nunca vi algo assim. Acho super válida a realização desses eventos, pois fortalece muito o nosso trabalho. Nossa expectativa é vender mais que o dobro do Réveillon, pois o calor está demais”, detalha.

Ainda de acordo com a empresária, o que mais surpreendeu foi a estrutura montada para receber as atrações do Verão Sergipe. “A estrutura do palco e as atrações que irão se apresentar aqui contribuíram muito para atrair os turistas, pois elas chamam aqueles que querem curtir e nos ajudam a vender mais. Afinal, quanto mais gente, maior a demanda, ainda mais no setor de alimentos. Trabalho com comércio há 23 anos, junto com meus pais e nunca vi algo desse porte aqui no Abaís. Sei que tudo isso vai interferir diretamente no meu trabalho e espero que os foliões curtam muito e sintam muita fome”, brinca Camila.

Também atuando no setor de alimentos,  Bianca Montovani abriu um mercadinho há apenas 27 dias na região, atraída pela possibilidade de lucrar. “Eu e minha família somos do Paraná e sempre vínhamos passar o Carnaval aqui em Estância, mas com frequência tínhamos muitas dificuldades para encontrar itens de alimentação no comércio local, sempre precisávamos trazer de fora. Quando a padaria que existia antes aqui fechou, unimos o útil ao agradável, enxergamos uma oportunidade de ganhar dinheiro e solucionar algo que sempre foi uma dificuldade para nós. Começamos com o pé direito, pois já em nosso primeiro mês de trabalho recebemos uma festa grandiosa como essa, onde estamos vendo um fluxo super intenso de famílias que agora não precisam mais sair da região para comprar seus alimentos e bebidas. Esse evento tem muito a agregar e espero que mais ações como essas voltem a acontecer com frequência no município”, complementa.

A cabeleireira Lays Alves viu na festa uma oportunidade de trazer o seu salão para a avenida, garantindo mais beleza e cor para os foliões. “Vim morar em Estância há alguns anos e estou totalmente surpresa com tudo que estou vendo aqui pela primeira vez.  Aproveitei a oportunidade dos shows para garantir uma renda extra com a produção de maquiagens, venda de acessórios para o cabelo e também a confecção de penteados. Eu mesma confeccionei os adereços que estão sendo bastante procurados pela população local e pelos turistas. Eventos como esses são essenciais para todos nós que somos comerciantes, porque isso mostra que temos condições de fazer esse trabalho o ano inteiro. Só precisamos de incentivo e oportunidade, pois o povo sergipano é alegre e animado, gosta de sol e mar o ano todo e isso aqui em Estância tem de sobra”, garante.

E quem veio curtir a festa aprovou os serviços de prestados na localidade. É o caso da  baiana Ana Maria de Matos Bispo, que buscou os serviços da cabeleireira para se preparar para a festividade. “ Vim arrumar meu cabelo e me preparar para festa. Fiquei encantada com o trabalho que ela fez em mim e sou só elogios a esses profissionais, pois sei o quanto uma festa como essa ajuda a impulsionar o trabalho deles. O Carnaval é energia e é essa energia que está movimentando tudo por aqui”.

O mesmo sentimento foi compartilhado por Katiana dos Santos, que veio de Aracaju curtir o Carnaval do Abaís. “Prefiro uma programação mais familiar, gosto demais das pessoas do Abaís e do clima daqui. Trazer festas como essas para a cidade é essencial para fazer o município crescer e se tornar mais conhecido. Temos cenários lindos aqui que poucas pessoas conhecem. Fazer com que mais turistas venham é importantíssimo, pois isso só mostra que temos condições de receber eventos maiores”, garante.

Um dos setores que já se esperava grande procura foi o de aluguel de casas de veraneio e pousadas, bastante procurado pelos foliões que buscam as praias para curtir o Carnaval da região. “Eu sempre passo os carnavais aqui e busco sempre alugar um local confortável para receber meus amigos e familiares. Saber que teremos uma programação foi um plus para convidar os mais festeiros. Adorei tudo e espero que possamos ter mais programações como essas por aqui”, complementa Katiana.

Verão Sergipe

O Verão Sergipe é realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) em parceria com o Ministério da Cultura, com patrocínio do Banese e Energisa, e conta com apoio das prefeituras de Itaporanga d’Ajuda, Pacatuba, Canindé de São Francisco, Pirambu e Estância, e Deso.

/ Notícias / verao-sergipe

Verão Sergipe promove fortalecimento do comércio local no Abaís