Sábado, 02 de Março de 2024 às 13:45:00
Projeto Verão 2024: empresários celebram impulsionamento da cadeia do turismo
Evento promovido pela Prefeitura de Aracaju em parceria com o Governo de Sergipe movimenta tanto a economia formal quanto a informal

O Projeto Verão 2024 iniciou mais uma edição nesta sexta-feira, 1º, e continua até o próximo domingo, 3, na Orla da Atalaia, em Aracaju. Além de proporcionar diversão e entretenimento para visitantes e turistas, o evento promovido pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo de Sergipe, é responsável por impulsionar a cadeia do turismo do estado, movimentando tanto a economia formal quanto a informal.

Como nas edições anteriores, o Projeto Verão 2024 conta com shows musicais, programação cultural e campeonato de jogos eletrônicos e esportivos. Assim, a capital sergipana recebe os roqueirosda banda Titãs, o rapper Emicida, Glória Groove, o mix musical da BaianaSystem, Sandyalê, MC Pardal, entre outras atrações de destaque local e nacional. Além disso, o evento oferece Arena Criativa e Viradão do Forró, a novidade dessa edição, que acontece na Orla Pôr do Sol.

O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, destaca a importância da parceria com a Prefeitura de Aracaju na execução do Projeto Verão. “Ao juntarmos forças para realizar um evento desse porte e dessa relevância, fortalecemos o turismo na nossa capital. Além disso, Aracaju é a porta de entrada para que os turistas conheçam destinos também no interior do estado, a exemplo do Cânion de Xingó, em Canindé de São Francisco, da Praia do Saco, em Estância, e do Pantanal Nordestino, em Pacatuba”, observa.

Na opinião do presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens do Estado de Sergipe (Abav/SE), Ravisson Souza, o Projeto Verão agrega bastante a todo o trade turístico e, de modo especial, às agências de viagens. “As empresas que trabalham com receptivo, com passeios no nosso estado, aproveitam para levar os turistas que, além de aproveitar a festa na Orla da Atalaia, querem conhecer lugares como o Cânion de Xingó, os mercados centrais, a cidade histórica de São Cristóvão e tantos outros pontos turísticos”, salienta. Diante disso, ele parabeniza a Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado pela iniciativa.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Sergipe (Abrasel/SE), Bruno Dórea, considera que o evento é importante para Aracaju e para Sergipe, pois movimenta a economia do setor. Ele cita ainda que o Projeto Verão vem complementar uma sequência de eventos neste primeiro semestre, que mantêm o turismo em alta. “Tivemos um Réveillon maravilhoso, um verão muito bacana, o período do Carnaval e agora, justamente num período que seria um começo de baixa temporada, vem o Projeto Verão e mantém essa alta estação em Sergipe. Sem dúvida, o evento está mantendo o mercado do turismo aquecido”, avalia.

O empresário José Hamilton de Santana, dono do Restaurante e Casa de Forró Cariri, que recentemente foi homenageado no Carnaval de São Paulo, ressalta a importância do Projeto Verão para estimular a cadeia do turismo, em especial o segmento de bares e restaurantes, e assim movimentar a economia. “Não se pode fazer turismo se não tiver ação, se não tiver projeto. Acho que toda a rede hoteleira, todos os bares e restaurantes têm que agradecer, porque eventos como esse são bons, pois trazem gente, turistas, trazem motivação. Essa parceria entre Prefeitura e Governo é maravilhosa. Eu gostaria que tivesse um Projeto Verão todos os dias do ano. Seria bom para todo mundo”, considera.

Economia informal

Além do trade turístico, a economia informal ganha reforço com a realização do Projeto Verão. O microempresário Ademilton dos Santos Pereira, dono de um food truck há sete anos, ressalta a importância do evento para os pequenos e microempreendedores. Tanto é que há anos ele leva o 'Gordinho Burguer' para a praça de alimentação formada bem em frente ao espaço destinado ao evento. Este ano, o foodtrucker é responsável pelos empregos da ajudante de cozinha Valéria Santos e do garçom Luiz Fernando Batista. “O Projeto Verão acaba ajudando a gente como uma fonte de renda adicional, porque, querendo ou não, o comércio no dia a dia está um pouco fraco. Aí, vêm essas festas e acabam alavancando um pouco as vendas da gente”, comemora.

Segundo Ademilton Pereira, a expectativa é de que este ano tenha muita gente e que as vendas sejam excelentes, como das outras vezes. “Estamos vendo que tem muito turista na cidade e o dinheiro está rolando. Temos que correr atrás. Aproveito para elogiar a estrutura e a programação, que estão 100% como sempre, o que atrai muita gente e é isso o que importa. Temos hambúrguer, cachorro quente, pizza, batata frita e muita simpatia”, comenta.

O artesão André Luiz Medeiros, o Montanha, também viu no Projeto Verão a oportunidade de aumentar a renda. Ele e a esposa Carol do Santos produzem essencialmente acessórios femininos, como brincos, colares, pulseiras, tornozeleiras, anéis, entre outros. “A gente espera que com essas bandas que vêm de fora traga um público não só daqui de Aracaju, como turistas também. Isso é bem legal, porque faz com que movimente o turismo e a parte financeira de todos. Todo mundo consegue fazer um extrazinho”, constata o artesão.

Projeto Verão 2024

Realizado pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo de Sergipe, o Projeto Verão 2024 é um evento multicultural que movimenta diversos setores da economia, além de fomentar o esporte, o lazer e o turismo na capital sergipana, um verdadeiro festival de valorização da arte e da cultura. Confira aqui toda a programação.

/ Notícias / verao-sergipe

Projeto Verão 2024: empresários celebram impulsionamento da cadeia do turismo