Quarta-Feira, 06 de Dezembro de 2023 às 18:45:00
Governo do Estado alinha planejamento para o Verão Sergipe 2024
Encontro reuniu órgãos envolvidos na realização do evento, que se dividirão em comissões para elaborar planejamentos específicos

Com o propósito de desenvolver uma atuação estratégica e direcionada, as equipes do Governo do Estado vêm conduzindo o planejamento para o Verão Sergipe. Nesta quarta-feira, 6, foi realizada a primeira reunião geral de alinhamento, com a presença de representantes dos diversos órgãos envolvidos no evento. O objetivo foi articular as diferentes funções, formatando decisões coletivas e ordenadas.

O titular da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom), Cleon Nascimento, descreve o intuito do encontro. “A reunião geral tem o propósito de alinhar todos os órgãos envolvidos na organização do Verão Sergipe, para que tenham uma visão clara e entendam a participação de cada um. É mais um grande evento do Governo de Sergipe, para o qual precisamos fazer todas as deliberações internas, pensando na estrutura e estabelecendo o melhor fluxo de trabalho. Com isso, conseguiremos chegar em janeiro com um evento coeso e bem sucedido”, explica.

O representante da Assessoria Especial de Planejamento do Comando Geral da Polícia Militar, tenente-coronel Gilberto Melo, relata que o plano de ações de segurança pública para a programação vem sendo definido conforme a expertise das forças em eventos anteriores. “As informações passadas durante a reunião irão subsidiar a Polícia Militar a realizar seu planejamento. Todos os esforços serão empenhados para que os participantes desse grande evento possam se sentir seguros. Já tivemos, por exemplo, o Arraiá do Povo e o Pré-Caju, nos quais construímos um plano integrado. Queremos trazer essa experiência para o Verão Sergipe”, salienta.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Márcia Santana, reforça que a pretensão da entidade é elaborar um planejamento coordenado. “É muito importante esse engajamento de todos os órgãos antes da realização do evento para que, no dia, tudo esteja em perfeito estado e corra bem, de acordo com o que foi programado. Já estamos entrando em contato com os municípios, para que os fiscais de Vigilância Sanitária e os profissionais responsáveis pelos testes rápidos já estejam à disposição. É um trabalho coordenado entre Estado e prefeituras”, coloca.

Pesquisas

Assim como realizado durante os festejos juninos, o Observatório de Sergipe conduzirá uma pesquisa voltada a investigar as atividades turísticas no interior sergipano durante o verão. O Observatório faz parte da Superintendência Especial de Planejamento, Monitoramento e Captação de Recursos (Superplan), vinculada à Secretaria de Estado da Casa Civil (Secc).

O coordenador do Observatório, Ciro Brasil, detalha a finalidade do estudo. “A princípio, queremos levantar dados com a pesquisa de frequentadores a respeito do fluxo turístico. A ideia é promover a cadeia do turismo nas localidades do interior, entendendo de onde vem e para onde vão as pessoas que estão participando. A gente espera uma movimentação não só de Sergipe, mas também de fora do estado. Além disso, pretendemos checar o impacto no comércio local, vendo de que maneira o evento estimula a geração de emprego e renda”, sintetiza.

GTE

A realização do Verão Sergipe é fruto do esforço do Grupo Técnico de Eventos (GTE), liderado pela Secom e responsável pela organização dos eventos de governo. Estabelecido por meio do decreto 478, o GTE agrega comissões formadas por outras secretarias e órgãos de gestão. Antes mesmo de sua oficialização, o GTE já vinha organizando grandes eventos da pauta governamental, a exemplo da Vila do Natal Iluminado.

A lista de comissões inclui grupos nas áreas de Segurança e Saúde, Artístico e Produção, Logística e Infraestrutura, Comunicação, Estrutura, Pesquisa, Esporte e Jurídico. O planejamento específico dessas equipes será apresentado em nova reunião geral, que ocorrerá no dia 14 de dezembro.

Verão Sergipe

Levando uma programação artística, cultural e esportiva, o Verão Sergipe 2024 é uma realização do Governo do Estado, com o objetivo de fortalecer o turismo no interior. Com mais de 50 atrações sergipanas e nacionais, o evento também contará com apresentações de grupos folclóricos, exposição e feira de artesanato, além de competições em diversas modalidades de esporte. O evento é fruto de um investimento de R$ 6 milhões, e deve impactar mais de 200 mil pessoas em todos os municípios-sede.

Nos dias 12 a 14 de janeiro, a Praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, receberá a festa. De 19 a 21 de janeiro, é a vez da Ponta dos Mangues, em Pacatuba. Já de 26 a 28, o evento acontece em Canindé do São Francisco. O município de Pirambu sedia a programação de 2 a 4 de fevereiro. O Carnaval do Abaís, em Estância, completará a programação nos dias 10 a 12 de fevereiro.

Confira a programação musical do Verão Sergipe.

/ Notícias / verao-sergipe

Governo do Estado alinha planejamento para o Verão Sergipe 2024
Quarta-Feira, 06 de Dezembro de 2023 às 18:45:00

Pesquisas

GTE

Verão Sergipe

Confira a programação musical do Verão Sergipe.