Quinta-Feira, 08 de Fevereiro de 2024 às 13:45:00
Estância recebe a última etapa do Verão Sergipe 2024 em clima de carnaval
Além do evento realizado na Praia do Abaís, que terá diversas atrações musicais, um cenário diverso de belezas naturais é oferecido pelo município como atrativos para os turistas

De 10 a 12 de fevereiro, o Verão Sergipe chega à sua quinta e última etapa da edição de 2024. O cenário escolhido pelo Governo de Sergipe para finalizar o projeto foi a Praia do Abaís, em Estância, município localizado a 70 quilômetros da capital, Aracaju, no sul sergipano. O evento acontece em pleno carnaval, com três dias de muita música. Vale destacar que, além de toda a diversidade de atrações musicais, a cidade proporciona inúmeras belezas naturais. Assim, visitantes e turistas podem aproveitar os atrativos não apenas durante o evento, mas também em qualquer época do ano nesse destino de sol e mar que tanto os encantam.

Fomentar a cultura, o turismo e a economia por meio de grandes eventos foi objetivo do Verão Sergipe 2024, que trouxe uma programação diversificada, com atrações que agradaram sergipanos e turistas, além de proporcionar aconchego e hospitalidade nos lugares em que o evento aconteceu – Caueira, em Itaporanga D’Ajuda; Ponta dos Mangues, em Pacatuba; Canindé do São Francisco; e Pirambu. Em Estância, não será diferente.

O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, reforça que o Verão Sergipe proporciona entretenimento para os moradores do município, visitantes e turistas, e ainda colabora para o desenvolvimento da potencialidade turística da cidade. “A realização de um evento desse porte, nesta estação de alta temporada, atrai diversos turistas para Sergipe, movimentando o estado com atividades culturais e esportivas. Isso é um ponto muito positivo, pois gera emprego e renda”, avalia.

Marcos Franco também destaca ser inegável a beleza da Praia do Abaís, com seus 20 quilômetros de extensão, onde há areias brancas, mar de águas mornas e ondas médias, o que é excelente para a prática de esportes náuticos, como o surfe e kitesurf. “O local atrai os amantes dessas modalidades esportivas, que podem aproveitar o clima e as condições favoráveis para treinar, inclusive, durante o ano inteiro. Além disso, a Praia do Abaís é o refúgio ideal para aquelas pessoas que buscam sossego e repor as energias”, comenta o secretário.

Mais atrativos

Além de toda a beleza natural e da tranquilidade inconteste, o povoado Abaís possui uma boa infraestrutura para bem recepcionar visitantes e turistas. Nos bares e restaurantes locais, a gastronomia sergipana é um convite à degustação de delícias como moquecas de peixe e de camarão, caranguejos, além de petiscos, como caldinhos diversos. Ressalte-se, ainda, que, devido à abundância de peixes, a região é destaque na pesca no estado.

Outro atrativo bastante conhecido no povoado é a Lagoa dos Tambaquis, destino turístico na Reta da Praia do Abaís. Trata-se de um passeio maravilhoso para ser curtido com toda a família. Há, inclusive, um amplo balneário com excelente estrutura de bar e restaurante, piscinas, além de promover atividades náuticas, como stand up paddle, caiaque e tobogã. O local atrai milhares de visitantes e turistas a cada ano.

As crianças, aliás, adoram mergulhar nas águas doces e transparentes com tambaquis ao redor para, então, alimentá-los. Com a oferta de pequenas porções de ração como um gesto de amizade, os tambaquis são atraídos e se deixam acarinhar, desde que sejam tocados apenas nas laterais dele. Importante lembrar: não se deve aproximar a mão da boca dos peixes, pois há o risco de a pessoa ser mordida e se machucar.

No balneário, a gastronomia também é destaque. Ali, são oferecidos diversos pratos saborosos, a exemplo de moquecas de camarão e de peixe, sempre acompanhadas do famoso pirão, cujo segredo gastronômico garante o retorno dos visitantes. Outras iguarias que estão no cardápio são a carne do sol, frango grelhado, caranguejo, além de outros tipos de mariscos. Como se vê, vale muito a pena visitar o Abaís.

Verão Sergipe 2024

O Verão Sergipe é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria Especial da Comunicação (Secom), em colaboração com a Secretaria de Estado do Turismo, Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). A seguir, a programação musical na Praia do Abaís:

Programação musical:

Sábado, 10 de fevereiro