Segunda-Feira, 05 de Fevereiro de 2024 às 18:45:00
Edição do Verão Sergipe em Pirambu foi marcada por tranquilidade
Programação no leste sergipano foi realizada entre a sexta-feira, 2, e o domingo, 4, com atividades esportivas e culturais

Mais um fim de semana do Verão Sergipe 2024 foi marcado pela tranquilidade. Desta vez, a programação foi realizada em Pirambu, no leste sergipano, da sexta-feira, 2, ao domingo, 4, com atividades esportivas e culturais. Realizado pelo Governo do Estado, o Verão Sergipe posiciona o estado como destino turístico durante a estação mais quente do ano e reforça o compromisso da gestão estadual com o fomento à economia e à geração de emprego e renda, por meio da promoção de grandes eventos.

Como nas demais edições, em Pirambu o público pôde contar com os serviços da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Tanto a Polícia Militar quanto a Polícia Civil não registraram ocorrências relacionadas à segurança ao longo dos dias de evento, o que demonstra a eficácia do plano de segurança desenvolvido para a programação.

Cerca de 400 servidores da SSP atuaram para garantir a tranquilidade do público durante a edição do Verão Sergipe na cidade de Pirambu. O efetivo esteve presente nas rodovias que levam ao município, assim como nas praias, na arena de shows e áreas periféricas da cidade. O maior contingente foi empregado pela Polícia Militar, no qual 150 praças e oficiais a cada dia do evento, se revezaram em todos os pontos do município. Nos acessos pela rodovia estadual SE-100, nos dois sentidos, ligando a Japaratuba, pelo Norte, e a Barra dos Coqueiros e Aracaju, pelo Sul, a Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRv) realizou patrulhas em toda a pista e montou quatro bases de apoio no percurso.

Na praia, houve ciclopatrulhamento com soldados da Companhia de Policiamento Turístico (CPTur), enquanto que, no encontro do rio Japaratuba e oceano Atlântico, a segurança ficou por conta de uma lancha do Pelotão de Policiamento Ambiental (PPAmb). Esse reforço visou garantir a tranquilidade durante a realização das competições esportivas, oficinas e manifestações culturais, na manhã e à tarde. Durante a programação noturna, houve patrulhas a pé com soldados de diversas unidades da PM e, na área periférica, rondas do Esquadrão de Cavalaria (EPMon), Batalhão de Choque (BPChq) e Companhia de Radiopatrulha (CPRp).

O rio e o oceano também tiveram atenção reforçada de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros. Cerca de 40 militares, por dia, monitoraram o litoral para evitar afogamentos. Equipes da corporação também se colocaram à disposição para atender possíveis casos de incêndio ou resgatar vítimas de acidentes 24 horas por dia, junto com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Aracaju). Já o plantão para registro de ocorrências e investigação de possível delito ocorrido na festa foram realizados na Delegacia da Polícia Civil em Pirambu. Cerca de 10 agentes e escrivães, além de um delegado, foram mobilizados para a atividade em cada dia do Verão Sergipe.

Saúde

Com relação à SES, a atuação do Samu garantiu celeridade e eficiência na assistência à saúde. O serviço conta com profissionais diversos, a exemplo de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores à disposição do público, além das presenças da Unidade de Suporte Avançado (USA) e da viatura tipo A.

Na sexta-feira, 2, à noite, foram registrados 4 atendimentos, todos clínicos. Já no sábado, 3, durante o dia, não foram realizados atendimentos decorrentes da realização das atividades esportivas, enquanto que à noite, foram registrados 9 atendimentos, sendo 8 clínicos e um de trauma, mas sem necessidade de remoção.

No domingo, 4, durante o dia, também não foram necessários atendimentos na Arena Esportiva. Ao todo, nos três dias, foram contabilizados 13 atendimentos da SES e nenhuma remoção.

Verão Sergipe

O Verão Sergipe é realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) em parceria com o Ministério da Cultura, com patrocínio do Banese e Energisa, e conta com apoio das prefeituras de Itaporanga d’Ajuda, Pacatuba, Canindé de São Francisco e Pirambu e Deso.

/ Notícias / verao-sergipe

Edição do Verão Sergipe em Pirambu foi marcada por tranquilidade