Quinta-Feira, 08 de Junho de 2023 às 00:15:00
Véspera de feriado reúne milhares de pessoas no Arraiá do Povo
Público se fez presente e cantou freneticamente músicas que faziam menção a alguma história vivida por eles

Foi através do icônico refrão de Seu Luiz Gonzaga: 'oiá eu aqui de novo xaxando' que o cantor Lito Nascimento se inspirou para criar o nome da sua banda, Paraxaxá. A primeira banda a subir no palco Rogério, na noite desta quarta-feira, 7, dentro do Arraiá do Povo, apresentou um repertório de raízes nordestinas, e além do forró, teve o frevo e fez o público presente se mexer e aquecer o corpo na noite fria.

“Hoje teve o forró elétrico, pois minhas origens vêm do trio elétrico, canto, inclusive, ritmos de Chiclete com Banana e do frevo, mas com muito arrasta pé”, garantiu Lito, que contou ainda que o Arraiá do Povo sempre lhe traz belas recordações. “Da última vez que estive aqui, toquei com Anastácia e foi um momento emocionante”. Ao subir ao palco de uma festa que valoriza a cultura sergipana, Lito admitiu a importância para a cadeia artística. “O governador gosta de boa música, o fato fortalece a cultura sergipana, temos muitos artistas excelentes, importante que sejam maioria na programação, é a valorização da nossa arte”, ressalta o cantor.

A banda Magníficos tem nos vocais Fernando Frajola e Samara Souto, que cantando canções de amor, levantou o público do Arraiá do Povo. Há um ano eles não se apresentam em Aracaju, Samara inclusive morou em Aracaju, no bairro Farolândia entre os anos 2015 e 2016. “Estou muito feliz por voltar, me traz boas recordações”, admitiu.

Fernando acredita que o público que acompanha o trabalho da banda só cresce, porque é um costume passado de pais para filhos. “Os pais de hoje ouvem Magníficos, os filhos conhecem e passam a gostar, então, temos públicos de todas as idades”, explicou.

O cantor baiano Del Feliz elogiou o incentivo do Governo do Estado em valorizar os artistas locais. “Eu tenho uma visão forte dessa essência sergipana, quando um Governo se propõe a ter esse olhar, a gente só pode parabenizar, agradecer e reconhecer”, salientou.

Del, que hoje recebeu o título de Cidadão Aracajuano, ainda destacou o trabalho da presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe, Antônia Amorosa. “Eu tenho uma grande amiga e parceira que construí muitas coisas em Sergipe, Antônia Amorosa, que hoje ocupa um lugar importante e que tenho certeza que, além da visão de Governo, tem muito da sensibilidade na valorização da cultura popular e das tradições”, observou.

Angela Santos já está na terceira noite de Arraiá do Povo e hoje veio para assistir a banda Magníficos, que é fã. “A festa está bonita, organizada, segura, então, espero que as pessoas prestigiem e venham assistir suas bandas preferidas, hoje eu não perderia por nada Magníficos”.

Driely Oliveira, em sua segunda noite, já curtiu Mastruz com Leite, Cavaleiros e prefere estar em Aracaju pela comodidade. “É mais prático vir muitas noites, não precisa a gente se deslocar para outras cidades e a programação está maravilhosa, eu já vim duas vezes e pretendo vir mais”, contou.

País do forró

Este ano, o Governo de Sergipe preparou para os festejos juninos no estado uma programação com mais de 30 dias de festa. Na capital, a festa acontecerá em cinco pontos: Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, Rua São João, Gonzagão, Centro de Criatividade e 18 do Forte. No total, serão mais de 250 atrações, sendo 140 sergipanas, 40 nacionais, 60 apresentações de quadrilhas juninas e 40 trios pés de serra.

A programação dos festejos juninos realizada pelo Governo de Sergipe tem o patrocínio do Banese, Deso, Maratá, PagBet e TAG e apoio da Energisa e MOB.

/ Notícias / sergipe-pais-do-forro

Véspera de feriado reúne milhares de pessoas no Arraiá do Povo