Quinta-Feira, 08 de Junho de 2023 às 22:50:00
Setor hoteleiro prevê bons resultados com programação junina em Sergipe
Representantes do segmento consideram que evento deve se estabelecer como atração turística no estado, fomentando a economia

Sinônimos de diversão, os 30 dias de forró promovidos pelo Governo do Estado também representam muito trabalho. No setor de serviços, uma das atividades mais influenciadas pela atração é o setor de hotelaria. Para os trabalhadores do segmento, a programação não só garante a projeção do destino Sergipe como cria oportunidades para que o público visitante se fidelize, gerando desenvolvimento econômico.

Um dos entusiastas dos festejos sergipanos é o empresário e proprietário do Grupo Vidam, professor José Wilson dos Santos. Para ele, os eventos juninos são uma ferramenta de mobilidade, repercutindo na valorização da cultura e na economia. “Como empresário, valorizo mais a cultura do que o resultado financeiro”, afirma, ao acrescentar a previsão de que Sergipe será o grande destino dos festejos no país.

Professor Wilson também reconhece o potencial turístico sergipano e destaca o empenho da gestão para promover as tradicionais festas no estado. Ele também elogia a integração entre o Governo de Sergipe e as prefeituras que promovem eventos do ciclo junino, somando esforços para fomentar a cultura e a economia, sem competição.

“Equipes competentes e criativas estão trabalhando para despertar o interesse dos turistas nos festejos sergipanos”, ressalta o empresário, ao prenunciar resultados positivos.  “São João é cultura viva. Investir em cultura gera uma energia positiva que, como consequência, traz bons efeitos econômicos para toda a cadeia produtiva do estado”, finaliza.

Previsão

Jairo de Carvalho Filho é gerente do Real Classic Hotel há 12 anos, atuando na carreira desde 1994. Segundo ele, a nova programação na Orla da Atalaia atende a um antigo desejo do setor. “É um consenso entre aqueles que trabalham na hotelaria que essa política do Governo de Sergipe, de criar atrativos turísticos para o estado, é extremamente importante. O governador está fazendo a sua parte, recriando o Arraiá do Povo e os eventos juninos no estado”, pontua.

Para Jairo, a manutenção da atração é fundamental para o incremento das atividades turísticas. “É necessário que essa ação fantástica, que está sendo promovida pelo governador e pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), tenha continuidade. A hotelaria vai começar a colher os frutos com mais intensidade a partir do ano que vem, quando houver uma divulgação prévia maior e quando o evento se fixar no calendário. Isso é importante para que o turista possa se planejar com antecedência e colocar o evento na sua agenda. Então, é uma semente que está sendo plantada”, considera.

O gerente do Real Classic também salienta a variedade de atrações como relevante estratégia em busca da construção de público. “A diversidade na programação é importante para que mais pessoas se sintam contempladas pelo evento, e o forró na orla é uma opção que vai casar com diversos perfis de turista”, frisa.

Ocupação

Sandra Maria Lira Novaes é sócia administrativa do Anauê Hostel e Pousada, e trabalha há nove anos no ramo hoteleiro. De acordo com ela, o movimento no setor neste ano deve seguir a expectativa dos anos anteriores. “A previsão é de que o movimento aumente a partir do dia 23, principalmente nos fins de semana”, explica.

A administradora compartilha da opinião de Jairo Filho, prevendo bons resultados para o próximo período. “Está sendo e será muito boa a visibilidade de Aracaju com o Arraiá do Povo. A festa está linda! Acredito que, se for mantida para o próximo ano e se houver uma divulgação com antecedência, aí, sim, teremos um movimento espetacular, pois está sendo restaurado que Sergipe é o país do forró”, assegura.

País do forró
Este ano, o Governo de Sergipe preparou para os festejos juninos no estado uma programação com mais de 30 dias de festa. Na capital, a festa acontecerá em cinco pontos: Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, Rua São João, Gonzagão, Centro de Criatividade e 18 do Forte. No total, serão mais de 250 atrações, sendo 140 sergipanas, 40 nacionais, 60 apresentações de quadrilhas juninas e 40 trios pés de serra.

A programação dos festejos juninos realizada pelo Governo de Sergipe tem o patrocínio do Banese, Deso, Maratá, PagBet e TAG, e apoio da Energisa e MOB.

/ Notícias / sergipe-pais-do-forro

Setor hoteleiro prevê bons resultados com programação junina em Sergipe