Segunda-Feira, 05 de Junho de 2023 às 15:45:00
Agentes trabalham para garantir limpeza dos espaços do Arraiá do Povo

Além da comodidade, conforto e segurança garantidos no Arraiá do Povo 2023, na Orla da Atalaia, o espaço conta com a limpeza pública como importante componente que tem contribuído para o sucesso da festa. A ação tem sido promovida pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), responsável pela administração da Orla, parceira do Governo de Sergipe para garantir um ambiente agradável às pessoas que vão curtir os festejos no local.

Até o momento, já foram recolhidas mais de 19,8 toneladas de lixo nos quatro dias de festa, com uma média de 4,5 toneladas por noite. Diariamente são 66 agentes atuando, divididos em seis equipes, para deixar o espaço adequado para a realização do evento.

De acordo com o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, o trabalho conta diariamente com 40 contentores e dois pontos de entrega voluntária Ponto de Entrega Voluntária (PEVs), distribuídos estrategicamente para o descarte do lixo. “Fizemos um planejamento para que a limpeza completa da orla e de seu entorno estivesse assegurada ainda no período da manhã, fazendo com que a população possa continuar usufruindo dos espaços de lazer que integram este cartão-postal da cidade”, disse.

Além da limpeza efetiva, acrescentou o presidente, a Emsurb preparou o local com seis papeleiras na entrada do evento e 40 lixeiras grandes espalhadas na área, para que a própria população deposite o seu resíduo. O local também dispõe de uma unidade de Ponto de Entrega Voluntária voltado, exclusivamente, aos resíduos recicláveis”, pontua Bruno Moraes.

Os agentes atuam por meio das atividades de varrição e coleta de materiais descartados, inclusive em espaços adjacentes à praça de eventos da orla e ruas paralelas. Para uma higienização mais completa do local, a empresa municipal garante também caminhões-pipa direcionados à lavagem dos banheiros químicos, bem como da área onde se concentram os shows.

Para manutenção durante a noite, o esquema de limpeza acontece ainda durante os horários das apresentações musicais e manifestações culturais que fazem parte da programação do Arraiá do Povo. No decorrer da noite, os agentes efetuam os trabalhos necessários, com os devidos rapasses ao longo, também, da madrugada. Após a realização dos shows, recebe reforço de mais 11 agentes, nos períodos de fins de semana. Durante o dia, os serviços de limpeza iniciam por volta das 5h30, com média duas horas de duração, no intuito de garantir que o espaço esteja totalmente pronto para mais um dia de festividade.

País do forró

Este ano, o Governo de Sergipe preparou para os festejos juninos no estado uma programação com mais de 30 dias de festa. Na capital, a festa acontecerá em cinco pontos: Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, Rua São João, Gonzagão, Centro de Criatividade e 18 do Forte. No total, serão mais de 250 atrações, sendo 140 sergipanas, 40 nacionais, 60 apresentações de quadrilhas juninas e 40 trios pés de serra.

A programação dos festejos juninos realizada pelo Governo de Sergipe tem o patrocínio do Banese, Deso, Maratá, PagBet e TAG e apoio da Energisa e MOB.

/ Notícias / sergipe-pais-do-forro

Agentes trabalham para garantir limpeza dos espaços do Arraiá do Povo