Quinta-Feira, 23 de Novembro de 2023 às 10:45:00
UFS e IFS realizam capacitação para o 4º BPM sobre o uso do Aplicativo "Me Deixe" em Canindé de São Francisco
Treinamento foi realizado para a equipe policial, que atua no atendimento ao serviço 190

O 4º Batalhão da Polícia Militar, em Canindé de São Francisco, recebeu um treinamento sobre o uso do aplicativo "Me Deixe". A tecnologia social "Me Deixe" foi desenvolvida pela equipe da professora Patrícia Rosalba, como resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Instituto Federal de Sergipe (IFS). A ferramenta tem como objetivo fornecer atendimento emergencial às mulheres em situação de violência doméstica e a capacitação foi uma etapa crucial do projeto, instruindo os agentes de segurança pública sobre a utilização efetiva do aplicativo.

A capacitação foi ministrada pela professora do Instituto Federal de Educação de Sergipe (IFS) Leila Buarque, integrante do grupo de pesquisa Xique-Xique, coordenado pela professora Patrícia Rosalba, do campus de Nossa Senhora da Glória. O major Jeferson, representando o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), também esteve presente no evento.

O módulo Web Admin do "Me Deixe" foi o foco do treinamento, apresentando o sistema de gerenciamento de ocorrências provenientes do aplicativo. "Essa etapa do treinamento é essencial para alinharmos juntos aos agentes de segurança pública, como interagir com o sistema. O treinamento foi extremamente rico, com muitas trocas entre a equipe técnica do projeto, como todos os agentes envolvidos", explicou a professora Leila Buarque.

A doutora Patrícia Rosalba, professora de Antropologia do campus Nossa Senhora da Glória, destacou a relevância do treinamento realizado na sede do 4º BPM, que atende as chamadas do 190 na Central de Emergência. A participação ativa dos policiais militares foi fundamental para entender o funcionamento da aplicação do “Me Deixe”, que visa melhorar a recepção de chamadas de mulheres vítimas de violência doméstica. "Eles [os policiais] puderam entender, com a equipe da Universidade Federal de Sergipe, como funciona essa aplicação e como eles vão atuar na recepção das chamadas que serão feitas por mulheres vítimas de violência doméstica ou por denunciantes que estão denunciando algum caso de violência doméstica", explicou Patrícia Rosalba.

A coordenadora Geral de Prevenção Social da Violência e da Criminalidade da SSP, Abigail Souza, ressaltou que o treinamento teve como propósito apresentar a tecnologia aos operadores de segurança pública que atendem às ocorrências dentro do Ciosp. Os testes foram iniciados na cidade de Nossa Senhora da Glória, e a iniciativa poderá se estender a todo o estado de Sergipe. "A viatura mais próxima irá atender à ocorrência, de forma que as mulheres que não residem na cidade, vivem em locais afastados, terão mais uma ferramenta para o atendimento quando elas tiverem vivenciando ou na iminência de sofrer quaisquer tipos de violência doméstica", ressaltou Abigail Souza.

De acordo com o diretor-adjunto do Ciosp, o major Jefferson Roberto, o aplicativo simboliza uma ação importante de integração, no âmbito da Segurança Pública, onde a sociedade civil, através das instituições de ensino superior UFS e IFS, e os órgãos de segurança pública, representados pelo 4° BPM da Polícia Militar, buscam, em parceria, combater o problema social que é a violência doméstica. “Após o período de testes e homologação, o aplicativo funcionará em conjunto com a ferramenta de Atendimento e Despacho de Ocorrências - Sinesp CAD 3.0, possibilitando o atendimento às vítimas de violência doméstica principalmente nos momentos em que, por algum motivo, não seja possível o acionamento mediante as chamadas de emergência 190”, destacou o major Jefferson.

O diretor-adjunto do Ciosp acrescenta que o aplicativo não vai substituir as ações já existentes. “É mais um passo no sentido de permitir que as mulheres tenham mais uma ferramenta à sua disposição para acionar a segurança pública nos momentos de vulnerabilidade”, concluiu.

Aplicativo “Me Deixe”

O aplicativo “Me Deixe” é uma ferramenta fruto da parceria entre a UFS, IFS e Governo de Sergipe, por meio da SSP. A aplicação está em fase de teste. Inicialmente, o aplicativo atenderá a população do município de Nossa Senhora da Glória. Como as ligações geradas na região gloriense são encaminhadas à sede do 4º BPM, em Canindé, a equipe lotada na cidade canindeense foi a primeira a receber o treinamento.

/ Notícias / seguranca-publica

Quinta-Feira, 23 de Novembro de 2023 às 10:45:00