Terça-Feira, 19 de Novembro de 2013 às 15:35:00
Trabalhos científicos irão subsidiar ações da SSP
Resultado final das pesquisas contratadas pela Fapitec no edital 13/2011 será apresentado a partir de hoje, 19, até a próxima sexta-feira, dia 22

A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), e demais secretarias de Governo apresentam a partir de hoje, 19, até a próxima sexta-feira, dia 22, no auditório da Sociedade Semear, no bairro São José, zona sul de Aracaju, o resultado final das pesquisas contratadas pela Fapitec no edital 13/2011.

O seminário é baseado em oito pesquisas contratadas pelo Governo a fim de subsidiar, com o rigor científico, a criação de políticas públicas para o Estado de Sergipe.

As conclusões de pelo menos quatro pesquisas interessam diretamente ao trabalho da SSP. São elas: “Prevalência do uso de álcool e outras drogas de abuso em vítimas fatais de causas externas autopsiados no IML de Sergipe” - Fernando Malagueño de Santana; “Diagnóstico dos homicídios no Baixo São Francisco: levantamento e caracterização dos homicídios por motivos fúteis” - Marcelo de Almeida Ferreri; “Análise da Causalidade dos Homicídios no Brasil e em Sergipe sob a Ótica da Economia do Crime no período de 2001-2010”, - Marco Antônio Jorge e “Ambiente e violência em Sergipe. Mapeamento dos homicídios nos municípios sergipanos ocorridos no período de 2006 a 2010” - Vânia Fonseca.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Análises e Pesquisas em Políticas Públicas de Segurança e Cidadania (Napsec/SSP), Abigail Souza, o evento é uma oportunidade de proporcionar a análise, formulação e implementação de políticas públicas que venham atender às demandas sociais e institucionais. “Esse evento é importante para instigar a produção científica e disseminar estudos na área de segurança pública”, destacou.

Os projetos relacionados aos interesses da SSP serão apresentados na próxima quinta-feira, dia 21. Um dos projetos mais aguardados pelos gestores é de autoria da professora Vânia Fonseca cujo título é o “Ambiente e violência em Sergipe. Mapeamento dos homicídios nos municípios sergipanos ocorridos no período 2006 a 2010”. Segundo a pesquisadora, que é doutora e criadora do curso de mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o projeto atenderá todo o Estado.

Contratações das pesquisas

De acordo com o presidente da Fapitec, José Ricardo Santana, foram investidos R$ 600 mil na contratação das pesquisas. Ele ressaltou que o principal beneficiado pela conclusão dos projetos é a população sergipana e os gestores públicos do Governo de Sergipe. “O papel da transferência do conhecimento não é direto para a população, mas para as secretarias estaduais que terão subsídios para implantar as políticas públicas de segurança. Através do conhecimento produzido, os gestores podem subsidiar políticas de ações mais eficazes”, destacou Ricardo.

Para o secretário-adjunto da SSP, delegado João Batista Santos Júnior, estas pesquisas representam um anseio grande dos gestores da área. “Era um anseio muito grande da SSP termos núcleos de pesquisa de excelência no sentido de diagnosticar e radiografar os problemas que afligem a segurança do Estado, notadamente no tocante aos crimes de homicídios. A partir da análise deste trabalho teremos um material importante para poder refletir e tomar decisões pontuadas em dados científicos e não por achismos”, declarou.

Conforme a superintendente da Polícia Civil, delegada Katarina Feitoza, esse tipo de pesquisa é fundamental para criar mecanismos de prevenção na Polícia Civil. “Uma casa não começa pelo telhado antes de construir é preciso estudar o terreno para verificar se a construção será sólida. Por isso, essas pesquisas representam uma quebra de paradigma. Representam a aproximação da universidade com a segurança pública e isso não é pouca coisa”, pontuou.

Também participaram da solenidade de abertura o secretário Saumíneo Nascimento, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Marcelo Rezende, gerente da Secretaria Planejamento e Gestão (Seplag), além de representantes dos Núcleos de Análise e Pesquisa (NAPs) das secretarias envolvidas no projeto.

/ Notícias / seguranca-publica

Trabalhos científicos irão subsidiar ações da SSP