Quarta-Feira, 07 de Dezembro de 2011 às 17:48:00
SSP participa de lançamento do plano de enfrentamento ao uso do crack

A presidenta da República, Dilma Rousseff, lançou um conjunto de ações integradas do governo federal para enfrentar o crack em todo o país, nesta quarta-feira, 7. Com investimento de R$ 4 bilhões da União e articulação com Estados, Distrito Federal, municípios e sociedade civil, a iniciativa tem o objetivo de aumentar a oferta de tratamento de saúde aos usuários de drogas, enfrentar o tráfico e as organizações criminosas e ampliar ações de prevenção. O secretário de Estado de Segurança Pública de Sergipe, João Eloy de Menezes, e o adjunto João Batista Júnior, participaram da solenidade.

Com o tema “Crack, é possível vencer”, as ações estão estruturadas em três eixos: cuidado, autoridade e prevenção. O primeiro inclui a ampliação e qualificação da rede de atenção à saúde voltada aos usuários, com a criação da rede de atendimento ‘Conte com a Gente’. Além disso, serão criadas enfermarias especializadas nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), com investimentos de R$ 670,6 milhões para a criação de 2.462 leitos destinados ao tratamento de usuários de droga.

No eixo Autoridade, o foco é a integração das ações de inteligência e cooperação entre Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e polícias estaduais, além da realização de policiamento ostensivo nos pontos de uso de drogas nas cidades e da revitalização desses espaços. As ações policiais irão se concentrar em duas frentes: nas fronteiras e nas áreas de uso de drogas, nos centros consumidores. Serão intensificadas as ações de inteligência e de investigação para identificar e prender traficantes, bem como desarticular organizações criminosas que atuam no tráfico de drogas ilícitas.

Outra ação inserida no eixo será o envio, nesta segunda-feira, 12, ao Congresso Nacional, de projeto de lei que altera o Código de Processo Penal, para acelerar a destruição de entorpecentes apreendidos pela polícia e agilizar o leilão de bens utilizados no tráfico de drogas. A presidenta Dilma Rousseff assina ainda Medida Provisória que institui o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp).

Paralelamente, o eixo Prevenção prevê ações nas escolas, nas comunidades e junto à população em geral para esclarecer e alertar sobre o problema. O Programa de Prevenção do Uso de Drogas na Escola deve capacitar 210 mil educadores e 3,3 mil policiais militares do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) para a prevenção do uso de drogas em 42 mil escolas públicas. Estima-se que serão beneficiados 2,8 milhões de alunos/ano.

O atendimento telefônico gratuito de orientação e informação sobre drogas, VivaVoz, passará de 0800 para o número de três dígitos: 132, a fim de facilitar o acesso do cidadão ao serviço. Além disso, o Portal Enfrentando o Crack, que reúne informações sobre o tema, está disponível no endereço eletrônico www.brasil.gov.br/enfrentandoocrack.

“Não podemos ignorar essa realidade. Precisamos enfrentá-la”, disse o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. “As equipes serão treinadas para orientar os usuários a procurar o serviço de saúde à disposição. As ações só começarão quando o serviço de saúde tiver condições de atender as pessoas”, acrescentou.

Dados estatísticos da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) apontam, em Sergipe, um aumento considerável no número de apreensões de drogas e prisões de pessoas envolvidas com o tráfico de substâncias entorpecentes nos últimos três anos. De 2009 até o mês de outubro deste ano, as forças policias de Sergipe apreenderam mais de 122 quilos de crack.

“Hoje, todo o país luta contra as drogas. Elas hoje estão presentes não só nas grandes cidades, mas, também, nos pequenos povoados espalhados pelo Brasil. Quando assumimos a pasta, elegemos como prioridade número um o combate incansável ao tráfico de drogas, pois entendemos que a atividade funciona como reboque de outras modalidades criminosas, a exemplo dos roubos, furtos, homicídios e latrocínios”, destacou João Eloy.

Para o secretário adjunto, João Batista, o aumento da criminalidade está ligado à disseminação das drogas. “O Governo de Sergipe deu um salto para a melhoria das condições de trabalho e os resultados estão aí”, reiterou.

Com informações da Secretaria de Imprensa da Presidência da República

/ Notícias / seguranca-publica