Quinta-Feira, 13 de Fevereiro de 2014 às 15:02:00
SSP lança revista sobre os 7 anos de investimento na segurança pública de SE
Publicação foi produzida pela Assessoria de Comunicação da Secretaria e tem como título “SSP – 7 anos de Evolução”.

O secretário-adjunto da Secretaria de Segurança Pública, João Batista Santos Júnior, proferiu a primeira palestra da 38ª Reunião do Conselho de Segurança Pública do Nordeste (CONSENE) na manhã desta quinta-feira, 13, no Real Classic Hotel, na Orla de Aracaju. Ele tratou do tema “A evolução da Segurança Pública no Estado de Sergipe” e, na oportunidade, lançou a revista produzida pela Assessoria de Comunicação da Secretaria cujo título é “SSP – 7 anos de Evolução”.

João Batista iniciou sua palestra mencionando a longevidade do Secretário da pasta, João Eloy de Menezes, no comando da segurança do Estado e destacou que a maioria desses investimentos feitos nos últimos sete anos ocorreu na gestão dele. Ele destacou a construção de 21 Centros Integrados em Segurança Pública (CISPs) na capital e no interior do Estado e aplicação de mais de R$ 10 milhões na aquisição de armas, munições, coletes e equipamento de proteção (EPI) para as Polícias Civil e Militar.

Segundo o secretário João Eloy “A ideia é acautelar uma arma para cada policial civil e militar. Na Polícia Civil essa realidade já existe, mas na Polícia Militar ainda em 2014 chegaremos a essa meta com a doação de mil pistolas pela Polícia Militar de São Paulo”, destacou o secretário João Eloy.

No tocante à Perícia do Estado, Batista citou a mudança para a nova sede do Instituto de Criminalística e o lançamento do concurso público para contratação de novos peritos. Ele mencionou também os recursos do Proinvest e citou que cerca de R$ 27 milhões desse dinheiro será utilizado para construir o novo Instituto Médico Legal (IML). “Essa foto que os senhores veem na revista foi o último ato de Marcelo Déda como governador de Sergipe”, disse o secretário, se referindo ao ato político de assinatura do Proinvest, ocorrido em maio de 2013.

João Batista, ainda sobre os investimentos na Perícia, citou também a construção do Instituto de Análises e Pesquisas Forense (IAPF), erguido dentro do Campus da Universidade Federal de  Sergipe (UFS). “A criação do IAPF foi à concretização de um pacto institucional. A universidade doou o prédio e a Senasp enviou mais de R$ 3 milhões para equipá-lo”, disse.

Valorização salarial

Quando o assunto é valorização dos profissionais de segurança pública de Sergipe, todos os representantes do Consene foram unânimes em afirmar que o Estado tem a política salarial mais avançada do Nordeste e uma das mais altas do país. João Batista ressaltou que a recomposição dos salários atingiu todas as classes e hierarquias das Polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros.

Outra valorização mencionada na revista pelo secretário foram os investimentos maciços no Corpo de Bombeiros. “A corporação tinha mais de 20 anos sem comprar uma única viatura e recebíamos uma saraivada de críticas todos os dias. No entanto, em sete anos o nosso Corpo de Bombeiros recebeu milhões de reais em investimentos que mudaram a realidade da instituição”, destacou.

O combate ao crime também foi destacado com os avanços registrados na Inteligência policial do Estado. Segundo o secretário, grandes quadrilhas foram desbaratadas e cerca de R$ 200 milhões recuperados aos cofres do Estado com as operações do Departamento de Ordem Tributária (DEOTAP). Unidades importantes como o Departamento de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (DAGV) também receberam grandes investimentos e novos departamentos foram criados nas principais cidades do interior do Estado.

Na publicação há menção à criação do Grupamento de Ações Táticas do Interior (GATI), Pelotão de Caatinga, Grupamento Táticos de Motocicletas (Getam) e Grupo de Repressão e Buscas (Gerb), além do Grupamento Tático Aéreo (GTA).

Brasil mais Seguro

Um dos maiores projetos do Brasil mais Seguro em Sergipe será a cobertura do Estado por meio da comunicação digital. Serão investidos mais de R$ 26 milhões somente neste projeto. No total, o Governo Federal pretende investir R$ 57 milhões para diminuir a criminalidade no Estado. Finalmente, o secretário mencionou a criação do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), através de uma parceria estratégica com a empresa de telefonia OI.

Os conselheiros ainda tiveram a oportunidade de conhecer como funciona o Termo de Cooperação Técnica que a SSP mantém com 60 prefeituras do interior. O termo coloca as prefeituras como parceiras da segurança pública. Exemplos exitosos como a criação do Núcleo de Pesquisas da Segurança Pública (Napsec), Centro de Referência de Combate à Homofobia e a elevação da Academia de Polícia (Acadepol) a um polo regional da Senasp não foram esquecidos.

/ Notícias / seguranca-publica

SSP lança revista sobre os 7 anos de investimento na segurança pública de SE