Terça-Feira, 22 de Janeiro de 2013 às 16:19:00
SSP comemora resultados positivos no Pré-Caju 2013

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) confirma que a 22ª edição do Pré-Caju foi uma das mais tranqüilas dos últimos anos. Os registros de crimes diminuíram nos quatro dias de evento, de acordo com um relatório apresentado pela superintendente da Polícia Civil de Sergipe, delegada Katarina Feitoza. Os dados revelam queda de 28,6% no número de registros de ocorrências em relação a prévia carnavalesca de 2011.

Naquele ano, a Polícia Civil registrou 206 ocorrências, caindo para 178 em 2012 e atingindo o menor nível dos últimos três anos em 2013, com 137 registros. De acordo com Katarina, não bastasse a diminuição nos números de crimes, também foi constatado que 62% das ocorrências foi de furto simples e 14% de furto a transeunte, totalizando 76% de ocorrências sem o uso de violência.

“Este é um dado extraordinário, levando-se em conta que em uma única avenida há uma aglomeração de 200 a 300 mil pessoas por noite”, explicou Katarina. A superintendente disse que a Segurança Pública de Sergipe está de parabéns e atribuiu o sucesso da festa a um planejamento operacional integrado e consistente, que foi pessoalmente coordenado pelo secretário da Segurança Pública, João Eloy de Meneses.

A Polícia Militar, através do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC), destacou o grande número de apreensões de armas brancas antes, durante e após a festa. O comandante geral da Polícia Militar, coronel Maurício Iunes, destacou o rigor máximo nas revistas nos portões de acesso e a vigilância dos policiais que inibiram ao máximo qualquer tipo de ato agressivo no corredor da folia.

“Realizamos um excelente trabalho, com um nível de profissionalismo excepcional, desde o comandante geral ao soldado mais moderno. O empenho foi da Polícia Militar como um todo. Tivemos policiais com restrições médicas que se apresentaram para o serviço; outros que não estavam escalados para as quatro noites mas se voluntariaram; e ainda policiais que estão à disposição de outros órgãos e se apresentaram para trabalhar no evento. Isso demonstra o respeito que a Polícia Militar tem com a sociedade. Então, cada policial militar merece parabéns e sucesso”, destacou o comandante

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Nailson Melo, parabenizou o trabalho da tropa, que na visão dele, foi excepcional. “Realizamos uma missão difícil com eficiência e profissionalismo, contando com equipes especiais para atividades de Combate a Incêndio, Salvamentos Terrestre e Aquático, Atendimento Pré-hospitalar e um grupo exclusivamente montado para realizações diárias de vistorias técnicas”, enalteceu o oficial.

Nailson Melo lembrou que o Corpo de Bombeiros atendeu 55 ocorrências, sendo 20 vítimas de embriaguez; 15 por mal súbito, oito desmaios; onze ferimentos por arma branca e um princípio de incêndio. “Os Bombeiros de Sergipe se dedicam ao cumprimento do seu dever, com todo esmero e profissionalismo para atender a sociedade da melhor forma”.

O Corpo de Bombeiros levou para a avenida quatro Auto Bomba Tanque ( ABT`S), que são viaturas utilizadas como instrumento de combate a incêndio, uma ABS, viatura equipada com material de busca e salvamento para socorro a vítimas acometidas de acidentes diversos e uma Lancha para Salvamento Aquático (LSA), que foi utilizada para prevenção aquática no estuário do Rio Poxim e Sergipe, precisamente trás dos camarotes e arquibancadas. Também foram utilizadas três motos, usadas pelos motossocorristas para atendimento pré-hospitalar e princípio de incêndio.

O secretário de Segurança Pública, João Eloy de Menezes, parabenizou todos os profissionais de segurança pública do Estado pela brilhante atuação no evento. “A segurança foi uma das protagonistas ao lado dos blocos, trios e artistas deste Pré-Caju. Conseguimos colocar em prática todo o nosso planejamento operacional. Cada peça imaginada no papel aconteceu na prática nos quatros dias do evento e o resultado foi que tivemos uma das melhores micaretas do Brasil. Agradeço o empenho de cada policial, que se doou para garantir a segurança de milhares de pessoas”, enfatizou o secretário.

Os organizadores do Pré-Caju confirmaram que a festa apresentou o menor índice de violência de todos os tempos. “A Polícia Militar, Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros deram um exemplo para todo o Brasil no âmbito de organização e profissionalismo. A todos que atuaram na festa, nosso muito obrigado”, mencionou Fabiano Oliveira, um dos organizadores da prévia carnavalesca.

/ Notícias / seguranca-publica

SSP comemora resultados positivos no Pré-Caju 2013