Quinta-Feira, 09 de Maio de 2024 às 17:15:00
Sergipe integra projeto piloto de saúde mental para profissionais da segurança
'Escuta Susp' é fruto da parceria entre universidades federais e Senasp

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) recebeu nesta quinta-feira, 9, representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), para ajustar os termos da execução do Projeto Escuta Susp no estado. A iniciativa oferece assistência especializada em saúde mental para profissionais da segurança pública. Sergipe será um dos quatro estados pioneiros a implementar a primeira fase do projeto.

Durante o encontro, os representantes da Senasp, órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), apresentaram o funcionamento e as metas do ‘Escuta Susp’ para os gestores estaduais das forças de segurança pública de Sergipe:  Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Científica, de modo a fortalecer a parceria entre Governo Federal e a SSP.

A coordenadora-geral de Valorização Profissional da Senasp, delegada Juliana Ribeiro, detalha que a comissão veio a Sergipe para realizar a última etapa da implantação do projeto. “O ‘Escuta Susp’ está focado na saúde mental dos profissionais de segurança pública. Essa é a etapa piloto do projeto, que abrange Sergipe. Até o fim do ano a proposta é expandir para todo o país”, revela.

Qualificação da assistência

A coordenadora do Centro Integrado de Referência em Atenção à Saúde do Trabalhador (Cirast) da SSP, Iolanda Aragão, destaca que a adesão ao programa potencializará a assistência em saúde mental que Sergipe já oferece para os servidores da segurança pública. “O ‘Escuta Susp’ vem se somar ao nosso trabalho, criando uma grande rede de atenção e cuidado aqui no estado”, considera.

Segundo a major da Polícia Militar Denise Souza, coordenadora do Pró Vida da SSP, a parceria que resultou na implementação do projeto em Sergipe vai ampliar o acolhimento dos servidores da segurança no estado. “O objetivo é sempre reforçar e potencializar o atendimento especializado para os profissionais da segurança pública, já que trabalhamos em uma área de risco do adoecimento mental”, pontua.

Parceria especializada

O Projeto Escuta Susp é fruto da parceria do Senasp com as Universidades Federais de Sergipe (UFS), Minas Gerais (UFMG), Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade de Brasília (UNB). A ação compõe o Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública (Pró-Vida). Além de Sergipe, receberão o projeto piloto do programa o Distrito Federal, Minas Gerais e Rio Grande do Norte.

A professora Zenith Delabrida, professora do Departamento de Psicologia da UFS, destaca que a parceria entre os órgão de segurança e a universidade é fundamental. “O papel das universidades é dar formato e viabilizar que o projeto aconteça”, salienta.

Em Sergipe, os terapeutas do projeto - capacitados para atuar no universo da segurança pública -  atuarão em parceria com a comissão de saúde mental da SSP. O objetivo é complementar o que já é feito pelas secretarias para enfrentar o problema do adoecimento da saúde mental.

/ Notícias / seguranca-publica

Sergipe integra projeto piloto de saúde mental para profissionais da segurança