Quinta-Feira, 15 de Maio de 2014 às 16:57:00
Sergipe sedia evento Técnico de Inteligência para a Copa do Mundo FIFA 2014

Aracaju sedia nesta quinta e sexta-feira, 15 e 16 de maio, em um hotel da Orla da Praia de Atalaia, um Encontro Técnico de Inteligência que vai discutir a segurança da Copa do Mundo FIFA 2014, que acontece de 12 de junho a 13 de julho no Brasil. O evento é a base para alinhar conceitos técnicos e fazer diagnósticos de cenários que serão visualizados pelas forças de segurança pública durante a maior competição do futebol mundial.

Nos próximos dois dias, 54 representantes dos serviços de inteligência das 12 cidades-sedes do mundial, além dos representantes das três sub-sedes, Alagoas, Espírito Santo e Sergipe, terão a oportunidade de nivelar o conhecimento sobre a gestão operacional e as ações de inteligência no âmbito do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), que em Sergipe são coordenados pelo delegado da Polícia Federal, Robert Teixeira, e pelo coronel PM Jackson Nascimento.

“Todas as corporações envolvidas na segurança da Grécia no Estado de Sergipe se reúnem periodicamente na sala de situação do Comando da PM para traçar e testar o planejamento que foi elaborado”, explicou o coordenador do CICCR, delegado Robert Teixeira.

Ele acrescentou que já houve um evento teste, o Tour da Taça, no último dia 9 de maio, quando o plano de segurança do Estado foi efetivamente implementado. “A nosso ver o planejamento foi muito positivo, porém necessita de alguns ajustes, notadamente na questão do efetivo e do policiamento ostensivo que só será disponibilizado a partir do momento que tomarmos conhecimento da agenda da seleção da Grécia aqui no Estado”.

Para o diretor de Inteligência da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (SESGE/MJ), Rodrigo Moraes, durante o encontro serão avaliados todos os riscos em torno da segurança da Copa do Mundo. Na oportunidade, os técnicos terão acesso às medidas de prevenção e intervenção a serem adotadas em cada caso específico. Entre as preocupações da SESGE estão as manifestações públicas.

“A segurança pública tem a obrigação de garantir que a população possa exercer o seu direito de se manifestar e de expressar sua opinião de forma segura e pacífica, o que não podemos tolerar é a prática de crimes, tais como a infiltração de criminosos disfarçados de manifestantes cuja intenção é apenas depredar o patrimônio e público e aproveitar o momento para cometer outros delitos. A segurança pública do Brasil está preparada para agir nesses casos”, garantiu.

Moraes disse que a SESGE avalia que a segurança utilizada em Sergipe no Tour da Taça no último dia 9 de maio foi muito positiva. “Do ponto de vista dos testes para segurança, este evento foi um sucesso, tanto que não houve nenhum incidente e a taça passou pelo Estado tranquilamente, tudo dentro do planejado”. Ele reafirmou que acredita na segurança pública e que Sergipe está preparado para receber a seleção da Grécia.

Planejamento

Para o coordenador-adjunto do CICCR, coronel Jackson Nascimento, o planejamento está praticamente pronto. “Há mais ou menos um mês nos reunimos com diversas instituições de segurança do país para finalizamos o plano de segurança do Estado. Hoje, será uma oportunidade para abordar aspectos sobre a questão da inteligência a fim de poder adotar outras providências. Temos expectativa de receber os gregos com muita tranquilidade e oferecer à sociedade sergipana aquele sossego que todos esperam”.

O Secretário-adjunto da Secretaria de Segurança Pública, João Batista Santos Júnior, representou o secretário João Eloy de Menezes no Encontro Técnico. Ele afirmou que a união dos diversos setores de inteligência do Brasil é um dos fatores preponderantes para o sucesso do evento. “A polícia não pode está em todo o lugar, então a ferramenta de inteligência é muito importante para nos anteciparmos aos problemas e evitá-los. Com certeza a Copa do Mundo vai ser um sucesso devido a essa união de forças. Sergipe está muito orgulhoso de sediar este importante evento da inteligência policial brasileira”, disse.

Também estiveram presentes o coordenador geral de Inteligência da SESGE, Rogério Giampaoli, o diretor de operações da SESGE, Cristiano Barbosa, e o diretor da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol) de Sergipe, delegado Gilberto Guimarães.

/ Notícias / seguranca-publica

Sergipe sedia evento Técnico de Inteligência para a Copa do Mundo FIFA 2014