Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2014 às 15:08:00
Sejuc inaugura reforma e ampliação do Premabas nesta segunda-feira
Conclusão das obras representa o acréscimo de 240 novas vagas no Presídio de Tobias Barreto

Na próxima segunda-feira, 20 de janeiro, a Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa ao Consumidor (Sejuc) realizará a inauguração da reforma e ampliação do Presídio Regional Manoel Barbosa de Souza (Premabas). Com a presença do Governador Jackson Barreto, a obra será oficialmente entregue pelo Governo do Estado de Sergipe, às 15h, no município de Tobias Barreto.

Fruto de um investimento de aproximadamente R$ 5,2 milhões, resultantes de recursos próprios e oriundos de convênio firmado com o Ministério da Justiça, a revitalização foi completa na unidade prisional que, edificada na década de 80, jamais havia passado por reformas. Sua estrutura estava bastante danificada, tendo em vista que passou 30 anos sofrendo com as intempéries do tempo e do uso.

Por essa razão, o Secretário Benedito de Figueiredo julgou imperativa a realização de obras no local, buscando proporcionar não só melhores condições de acomodação para os internos, como também maior segurança para os agentes prisionais que trabalham no local e para a população do município. “Nos esforçamos para realizar esta necessária reforma e, hoje, temos praticamente um novo presídio em Tobias Barreto. Um presídio com uma estrutura digna, que possibilita a ressocialização dos apenados que tiverem interesse em participar das aulas, cursos e de todas as atividades que a Sejuc oferece no local”, afirma o secretário.

De acordo com Renilson Valença, o diretor do Premabas, as reforma foram essenciais também para a melhoria do desempenho das funções dos servidores que trabalham no local. “Agora temos alojamentos mais confortáveis e uma estrutura física geral do prédio muito superior ao que tínhamos antes das obras. Ele está muito mais seguro, mais limpo e mais confortável. Tudo isso torna o local de trabalho melhor, fazendo com que os servidores desempenhem suas funções mais satisfeitos e com mais qualidade”, aponta o diretor da unidade prisional.

Além de criar 240 novas vagas na unidade prisional, ampliando sua capacidade para abrigar 351 presos, a reforma contemplou diversos itens como fundações, superestrutura, fechamentos, instalações de água e esgoto, infraestrutura de telefonia e fiação elétrica, instalação de louças e metais, esquadrias, revestimentos de piso e parede, alambrados internos e externos, pavimentação interna e externa, instalação de equipamentos de incêndio.

Foram reformados, ainda, os blocos de administração, da guarda, o refeitório de agentes e cozinha, as áreas destinadas à recepção e revista, o bloco reservado para atividades múltiplas e alojamento. Foram construídas, ainda, novas guaritas, casa de lixo, bloco de seguro, alojamentos, um novo galpão, lavanderia, duas quadras, novos muros e alambrados. Foram edificadas, também, duas salas de aula e mais um bloco de celas.

/ Notícias / seguranca-publica

Sejuc inaugura reforma e ampliação do Premabas nesta segunda-feira