Sábado, 04 de Novembro de 2023 às 21:00:00
Segurança Pública prepara Centro de Comando e Controle para Operação Enem 2023
Este domingo, 5, é o primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio

Para garantir a segurança na realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 e a tranquilidade dos mais de 65 mil estudantes que irão fazer as provas do primeiro dia do exame, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) ativa o Centro Integrado de Comando e Controle às 3h30 deste domingo, 5. Catorze instituições estarão acompanhando a realização das provas no CICC da SSP.

Em Sergipe, as provas serão aplicadas em 34 municípios, totalizando 180 locais de provas. Faz parte da operação um efetivo de 307 policiais militares com 50 viaturas para garantir a segurança do Enem 2023. A Polícia Militar também conta com um canal direto de comunicação com as instituições até a volta das provas ao 28º Batalhão de Caçadores.

Conforme o coordenador operacional da segurança do Enem pela SSP, coronel Vivaldy Cabral, o planejamento foi iniciado entre janeiro e fevereiro. “Todas as instituições terão um papel importante nestes dias de aplicação das provas do Enem. A integração de todas as instituições é importantíssima para essa operação”, ressaltou.

Embora o primeiro dia de aplicação do Enem 2023 coincida com a realização do Pré-Caju, a SSP garante que há planejamento para que o exame e o evento festivo ocorram com tranquilidade. “A sociedade sergipana pode ficar tranquila, pois o planejamento está preparado para os dois grandes eventos”, assegurou o coronel Vivaldy Cabral, responsável pelo planejamento de segurança do Enem.

De acordo com o tenente-coronel Gilberto Melo, a Polícia Militar participa como mais um órgão dessa operação integrada para a segurança do Enem. “Nós participaremos garantido a segurança das rotas e dos locais de aplicação das provas. A Polícia Militar recebeu algumas informações importantes dos Correios para o planejamento da segurança do Exame Nacional do Ensino Médio”, destacou.

Segundo o chefe de segurança da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Rodrigo Coelho, a instituição também integra o planejamento do Enem. “A participação da PRF começou antes mesmo do dia da prova. Nós fazemos o recebimento das provas nos Correios e entregamos no 28º BC. Ao final do certame, nós resgatamos as provas no 28º BC e voltamos com as provas para o Centro de Distribuição dos Correios em Salvador”, detalhou.

Nos dias de aplicação do exame, a PRF irá assegurar a livre mobilidade nas rodovias federais. “Para que os alunos não tenham nenhuma intercorrência no dia da realização da prova. Nós estamos fazendo um reforço no nosso efetivo operacional também pela coincidência entre o Pré-Caju e o Enem para que não haja nenhuma intercorrência durante a aplicação das provas”, complementou Rodrigo Coelho.

Participam do planejamento a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Exército Brasileiro, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Inep, Correios, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Cebraspe, Energisa, Deso, Guarda Municipal de Aracaju e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

/ Notícias / seguranca-publica

Segurança Pública prepara Centro de Comando e Controle para Operação Enem 2023