Quinta-Feira, 15 de Fevereiro de 2024 às 13:45:00
Segurança Pública apresenta resultados da Operação Carnaval 2024
Equipes do Corpo de Bombeiros e das polícias Civil e Militar estiveram atuando em todo o território sergipano durante o período caranvalesco

Nesta quinta-feira, 15, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) apresentou o resultado da Operação Carnaval, que foi realizada da sexta-feira, 9, até a quarta-feira, 14, em todo o território sergipano. Em Sergipe, o carnaval ocorreu de forma tranquila com orientações aos foliões, policiamento nas ruas e durante os blocos, assim como registro de boletins de ocorrências de casos comuns como perda de documentos e celulares.

Também estavam entre as principais ocorrências as práticas de posse de drogas e lesão corporal de natureza leve ou vias de fato. No período, a SSP destaca que o levantamento feito pelas forças de segurança pública identificou poucos registros de furtos de celulares em eventos como o Rasgadinho e Barra Folia.

Polícia Militar

O trabalho da Polícia Militar empregou um efetivo de 7.882 militares, sendo 1.314 por dia. A atuação da Polícia Militar abrangeu operações de bloqueio viário, operações de trânsito, operações em eventos e operações de saturação. No reforço do policiamento durante o período carnavalesco, também foram utilizados drones

Como resultado, foram apreendidos 12,8 quilos de drogas e 56 pessoas foram encaminhadas à delegacia. Ao todo, a Polícia Militar foi solicitada para o policiamento em 266 eventos carnavalescos em todo o estado. O número de eventos cobertos pela corporação neste ano foi maior do que os 221 do ano passado.

Conforme o subcomandante do Policiamento Militar Especializado (CPME), tenente-coronel Santos Júnior, o resultado é considerado positivo. “Apesar do aumento de 20% de eventos este ano, os índices foram bons, e não foram registradas mortes nas áreas do evento”, evidenciou o militar.

O planejamento da Polícia Militar contemplou ainda as unidades especializadas, a exemplo do Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE), Batalhão de Polícia de Caatinga (BPCaatinga), Batalhão de Radiopatrulha (BPRp) e Batalhão de Choque (BPChoque).

Participaram ainda o Regimento de Cavalaria Mecanizada de Motopatrulhamento (Getam), Grupamento Tático Aéreo (GTA), Esquadrão de Polícia Montada (EPMon), Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), Companhia Independente de Policiamento com Cães (CipCães) e Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran).

Polícia Civil

Durante o período carnavalesco, a Polícia Civil atuou com 18 unidades plantonistas, dentre delegacias e plantões na capital, região metropolitana e interior do estado. Ao todo, foram registrados 51 boletins de ocorrência.

No período carnavalesco, a Polícia Civil contou com um efetivo de mais de 170 servidores entre delegados, agentes e escrivães.

Dentre as unidades que funcionaram de forma plantonista no carnaval, estiveram a Central de Flagrantes, DAGV, 2ª Delegacia Metropolitana (2ª DM), 11ª Delegacia Metropolitana (11ª DM), Delegacia Regional de Itabaiana, Delegacia Regional de Estância, além das demais delegacias localizadas nas principais áreas de eventos carnavalescos.

Conforme o delegado-geral, Thiago Leandro, a atuação da Polícia Civil esteve centrada na confecção de boletins de ocorrência. Ele descreveu o resultado da atuação da instituição no carnaval. “A maioria de fatos atípicos como perda de documentos, assim como alguns casos de furto de celulares”, pontuou.

Corpo de Bombeiros

A atuação do Corpo de Bombeiros no carnaval de 2024 esteve centrada na prevenção, com mais de 5,2 mil orientações feitas pela corporação à população. A maior parte das orientações foram feitas na região da capital e região metropolitana, mas também o interior do estado foi contemplado.

Em termos de ocorrência, foram registradas 55, das quais 18 foram de salvamento aquático e 23 de atendimento pré-hospitalar. Também houve quatro ocorrências envolvendo crianças perdidas, seis acidentes com animais marinhos, uma morte por afogamento e três casos considerados como demais atuações da corporação.

Segundo a tenente-coronel Carla Cristina, da assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros, o número de atendimentos foi considerado maior do que no carnaval do ano anterior, justamente pelo fortalecimento da presença das equipes da corporação nos locais de maior concentração de pessoas.

“Em todo esse período carnavalesco, tivemos atendimentos por conta do calor e das altas temperaturas. Apesar de no comparativo em relação ao ano passado, ter aumentado o número de atendimentos, é por conta da presença do Corpo de Bombeiros em várias áreas de atuação”, explicou a tenente-coronel Carla Cristina.

/ Notícias / seguranca-publica

Segurança Pública apresenta resultados da Operação Carnaval 2024