Quarta-Feira, 06 de Março de 2013 às 10:27:00
Secretária nacional da Segurança visita SE e destaca investimentos no Estado
Regina Miki esteve em Sergipe para discutir sobre as políticas públicas na área da segurança com mulheres ligadas às instituições da segurança

O secretário da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, recebeu no início da noite desta terça-feira, dia 5, a secretária nacional da Segurança Pública, Regina Miki. Ela esteve em Sergipe para discutir sobre as políticas públicas na área da segurança com mulheres ligadas às instituições da segurança, em evento que aconteceu no período da tarde na Academia da Polícia Civil (Acadepol), e seguiu para a Secretaria da Segurança Pública (SSP) a fim de discutir parcerias e possibilidades de investimentos para Sergipe.

Acompanhada pelo secretário-adjunto, Marcello Barros, Miki disse que Sergipe é um Estado com números aceitáveis e há projetos em diversas áreas para beneficiar Sergipe. Segundo Miki, Sergipe possui uma relação muito integrada e amistosa envolvendo as polícias Civil e Militar, comprova um alto índice de conclusão e encaminhamento de inquéritos policiais e, embora tenha uma perícia que necessita de maiores investimentos, tem proposta para realização de concurso para a Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp), construção do Instituto Médico Legal (IML), através do Proinveste, e criação do Instituto Forense.

“Pelo que foi dito há uma integração muito boa entre as polícias. Há investimentos que podem ser trazidos ainda em 2013 para cá, para, inclusive, reduzir a taxa de homicídios”, explicou.

O comandante da Polícia Militar, coronel Iunes, reforçou a progressão que a PM vem tendo no que se refere aos armamentos de proteção individual. Segundo Iunes, há projetos no âmbito do Ministério da Justiça para que cerca de mil pistolas ponto 40 sejam liberadas para Sergipe. “Com isso, cada militar praticamente teria a oportunidade de ter uma arma consigo todo o tempo, registrada em seu nome, tanto para a ação no dia a dia de serviço como no deslocamento para a sua residência”, frisou Iunes.

João Eloy relatou aos gestores da Senasp os avanços que a SSP tem obtido nos últimos anos, parte das informações já de conhecimento do Ministério da Justiça e da Senasp, a exemplo da fidelidade das informações repassadas para Brasília a respeito da criminalidade, através da Coordenadoria de Estatísticas e Análises Criminais (Ceacrim); o avanço salarial das polícias e Corpo de Bombeiros, o investimento para a integração das polícias, com mais de R$ 20 milhões aplicados na construção de Centros Integrados de Segurança Pública, e ainda o avanço da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol).

A delegada Katarina Feitoza, superintendente da Polícia Civil, falou sobre a informatização da Instituição, da agilidade na comunicação dos processos internos e projetos a exemplo do Acorde, que trata de mediações de conflitos para evitar crimes como lesões corporais, tentativas de homicídios e até homicídios. A secretária Regina Miki garantiu para Sergipe equipamentos na área de combate ao crack, que serão divulgados assim que o convênio for finalizado.

Participaram também da reunião o secretário-adjunto da Segurança Pública, delegado João Batista; o delegado Inephânio Cardoso e Alessandra Fabiana, assessora de planejamento da SSP.

/ Notícias / seguranca-publica

Secretária nacional da Segurança visita SE e destaca investimentos no Estado