Quinta-Feira, 25 de Janeiro de 2024 às 09:30:00
Projetos implantados em unidades estaduais contribuem para melhores resultados de inscritos no Enem PPL
Mais de 100 inscritos no exame para Pessoas Privadas de Liberdade tiraram notas acima de 500 na redação

O Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) é realizado desde 2010 e se configura como uma das ações que contribuem para o processo de ressocialização. O Núcleo de Reinserção Social (Nures) da Secretaria de Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc) celebrou aumento de 87,6% no número de inscritos em comparação com 2021 e os 101 participantes que tiraram uma nota superior a 500 pontos na redação.

Aplicado nos dias 12 e 13 de dezembro de 2023 em todas as unidades prisionais administradas pela Sejuc, o Enem PPL teve como tema da redação os “Desafios para a (re)inserção socioeconômica da população em situação de rua no Brasil”. De acordo com o levantamento feito pelo Nures, a maior pontuação na redação foi registrada na Cadeia Territorial de N. Sra. do Socorro, onde um dos internos atingiu 760 pontos.

Para a diretora do Nures, Edjane Marinho, um dos principais apoios para o número de notas acima de 500 na redação é o projeto de remição da pena através da leitura. “O projeto de remição pela leitura, aplicado nas unidades prisionais, é um grande parceiro de estudo e incentivo, pois pretende desenvolver habilidades interpretativas, ampliar vocabulário e aprimorar a capacidade de argumentação daqueles que participam”, explica.

Ainda segundo Edjane Marinho, esse Exame, aliado a outras ações, se configura como um dos meios de reintegração social que oferece aos indivíduos privados de liberdade a chance de construir um futuro mais promissor.

O resultado do Enem PPL pode ser utilizado para que os internos do sistema prisional, assim como os demais participantes, para se inscreverem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para concorrerem a uma vaga em uma universidade pública, desde que haja autorização judicial para isso.

Além do destaque nas notas da redação, um levantamento do Nures destacou as maiores notas nas demais áreas de conhecimento do Exame: Matemática e suas tecnologias (650,7 pontos no Presídio Regional Senador Leite Neto), Linguagens, códigos e suas tecnologias (604,2 pontos no Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho Neto), Ciências humanas e suas tecnologias (639,40 pontos na Cadeia Pública de Areia Branca) e Ciências da natureza e suas tecnologias (633 pontos no Presídio Regional Senador Leite Neto).

/ Notícias / seguranca-publica

Quinta-Feira, 25 de Janeiro de 2024 às 09:30:00