Terça-Feira, 14 de Maio de 2013 às 11:30:00
Proinveste aplicará mais de R$ 27,5 milhões na Segurança Pública de Sergipe

O governador Marcelo Déda sancionou nesta segunda-feira, dia 13, o projeto de Lei do Proinveste, para adquirir junto ao Governo Federal R$ 567 milhões oriundos de recursos, uma linha de crédito destinada aos Estados que tem boa saúde financeira para ampliação dos investimentos. Em Sergipe, este recurso será aplicado principalmente na infraestrutura, agricultura e urbanização.

Uma das áreas que serão mais beneficiadas com os recursos do Proinveste será a Segurança Pública de Sergipe, que terá à disposição mais de R$ 27,5 milhões para investir em quatro projetos fundamentais para modernizar, profissionalizar e agilizar o atendimento da população. Um desses projetos que agora sairá do papel é a construção do novo Instituto Médico Legal (IML) orçado em R$ 10 milhões, além disso será destinado mais R$ 10 milhões para aparelhar com equipamentos modernos o novo IML.

Com os recursos provenientes do Proinveste, o novo prédio do IML será deslocado para o município de Nossa Senhora do Socorro, onde será possível ampliar o número de câmaras para guardar os corpos. Além disso, haverá três salas para necropsia dos corpos, gerando uma maior rapidez na liberação dos casos de mortes violentas registradas pelo Instituto.

O secretário João Eloy enfatizou que este é um dos mais importantes projetos de sua gestão e explica que o atual IML não comporta mais demanda do Estado. “Este Instituto terá sua capacidade de atendimento triplicada, oferecendo um bom serviço à população que terá mais segurança e conforto, assim como aos médicos que trabalham no local. Nossa população aumentou e, consequentemente o número de mortes violentas”.

A área de Polícia Científica também será contemplada com o aparelhamento dos Laboratórios de DNA e Toxicologia do Instituto de Análises e Perícias Forenses (IAPF). O prédio já está pronto, mas necessitava de investimentos na compra dos equipamentos. Para o IAPF será destinado R$ 3 milhões.

O IAPF compreende oito laboratórios de perícia forense: Toxicologia Forense, Genética Forense (DNA), Química Legal, Entomologia Forense, Informática Forense, Fonética Forense, Biologia Forense e Antropologia Forense.

A área operacional também não foi esquecida. O Governo de Sergipe destinará R$ 4.589.988,00 na compra de 120 viaturas para as polícias. “A ideia é fortalecer o combate à criminalidade, investindo no fortalecimento das Polícias Civil e Militar”, destacou Eloy.

Link da matéria no site da SSP/SE:

/ Notícias / seguranca-publica

Proinveste aplicará mais de R$ 27,5 milhões na Segurança Pública de Sergipe
Terça-Feira, 14 de Maio de 2013 às 11:30:00

Link da matéria no site da SSP/SE: