Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2024 às 10:30:00
Policiamento de trânsito garante segurança de foliões durante blocos carnavalescos em Sergipe
Operações de bloqueio evitam que veículos acessem as áreas que estão destinadas aos desfiles dos blocos carnavalescos

Carnaval é tempo de festa e dos tradicionais blocos que desfilam pelas ruas das cidades, com cores e alegria. É justamente por circularem pelas ruas que foi preciso a comunicação dos eventos à Polícia Militar, que traçou planejamentos operacionais para garantir a segurança dos foliões e de toda a população. Com o planejamento da corporação para os blocos carnavalescos, veio também o esquema de policiamento nas vias, que abrange a atuação do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran).

“Como a gente já sabe, os bloquinhos circulam pelas ruas da nossa capital e é preciso garantir que eles fluam de forma segura, sem que os veículos estejam transitando no mesmo circuito onde os foliões estão brincando no Carnaval. Dessa forma, o BPTran estará à disposição de todo o cidadão sergipano para que a alegria seja um imperativo nas ruas”, ressaltou o comandante do BPTran, major Alysson Cruz.

As operações de trânsito para garantir a segurança dos foliões nos blocos carnavalescos também contam com o auxílio dos órgãos municipais de trânsito, assim como acrescentou o comandante do BPTran. “Em parceria com as SMTTs, da capital e dos demais municípios da grande Aracaju, fazemos essas operações para garantir que o percurso seja feito na maior tranquilidade possível”, reforçou.

Lei Seca

Durante as operações do BPTran no Carnaval, também será reforçada a Lei Seca. “Culturalmente, associamos as festividades ao consumo de bebida alcoólica. Por isso é preciso sempre destacar que conduzir veículo sob o efeito de bebidas alcoólicas é crime. Infelizmente, é prática recorrente encontrar condutores fazendo essa associação criminosa entre o álcool e a direção”, reiterou o major Alysson Cruz.

Blitze

Ainda no tocante à atuação do BPTran, estão as operações que têm como objetivo evitar a circulação de materiais ilícitos, a exemplo de drogas e armas de fogo. Em casos suspeitos, a população também pode acionar a Polícia Militar, por meio do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), no telefone 190. As equipes mais próximas aos locais das ocorrências serão acionadas pelo Ciosp.

/ Notícias / seguranca-publica

Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2024 às 10:30:00