Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2023 às 08:45:00
Policiamento comunitário muda cenário do bairro Santa Maria e reduz índices de criminalidade na região
Comunidade repassa demandas às equipes policiais e atua de maneira efetiva no combate ao crime no bairro

Diferentemente de anos atrás, o bairro Santa Maria passa por uma transformação que envolve a melhoria de indicadores sociais. Essa transformação de cenário de um dos maiores bairros da capital sergipana envolve o trabalho da Segurança Pública, que vem adotando uma nova estratégia de atuação na comunidade.

A estratégia consiste na proximidade com a população, conforme evidenciou o comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar (1º BPM), tenente-coronel Gladston Oliveira. “Nós temos um elo que serve de interligação entre a comunidade e os órgãos de segurança, que é o Conselho de Segurança Comunitário”, explicou.

Conforme os dados da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEACrim), da SSP, em outubro de 2022 foram registradas 66 ocorrências de roubo ou furto na área de atuação do 1º BPM, que abrange o bairro Santa Maria. No mesmo período de 2023, foram registradas 39 ocorrências. A redução é de 40,9%.

A CEACrim também identificou diminuição nas mortes por crimes na área de atuação do 1º BPM, que contempla o bairro Santa Maria. Enquanto que em outubro do ano passado ocorreram seis mortes, no décimo mês de 2023 aconteceram três. A queda é de 50%. O resultado passa pela integração entre polícia e comunidade.

Nessa conexão entre segurança pública e comunidade, são feitos encontros constantes objetivando o bem-estar da comunidade. “Nós temos reuniões constantes com o Conselho, que acaba trazendo as demandas da população tanto para Polícia Militar, quanto para Polícia Civil”, relatou o tenente-coronel.

Cada integrante do Conselho de Segurança Comunitário é residente no bairro Santa Maria, característica que dá maior efetividade ao atendimento das demandas. “Cada integrante do Conselho é residente de alguma das comunidades que compõem o bairro, pois cada conselheiro traz as demandas daquela localidade específica”, detalhou o militar.

A participação da comunidade contribui para o mapeamento das demandas de segurança pública. “Nos ajuda muito a mapear todo o bairro para saber o que está acontecendo, assim agimos pontualmente nas necessidades de cada localidade”, demonstrou o tenente-coronel Gladston Oliveira.

E a população tem sido bem receptiva com a filosofia de proximidade entre a polícia e a comunidade. “A população é bem receptiva a essa filosofia e podemos ver isso ao circular pelo bairro. A comunidade faz questão de cumprimentar os policiais e passar demandas aos servidores da segurança pública”, revelou o militar.

Com essa filosofia, o bairro Santa Maria tem uma nova realidade, assim como demonstrou o tenente-coronel. “Você anda por lá e vê que os estabelecimentos comerciais não tem grades de proteção. Isso significa que a população tem uma confiança no trabalho da polícia. Esse estreitamento de laços, traz resultados positivos”, evidenciou o tenente-coronel.

Em paralelo à atuação da Polícia Militar, está também a integração com a Polícia Civil. O trabalho integrado entre as forças de segurança pública, por meio do 1º BPM e da 9ª Delegacia Metropolitana (9ª DM) tem favorecido a diminuição dos índices de criminalidade na região do bairro Santa Maria.

Denúncias

A população também pode contribuir com o trabalho da segurança pública no bairro Santa Maria. Informações e denúncias sobre crimes recorrentes podem ser repassadas ao Disque-Denúncia (181). Casos de flagrantes e urgências podem ser comunicados ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp - 190).

/ Notícias / seguranca-publica

Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2023 às 08:45:00