Quarta-Feira, 10 de Abril de 2013 às 07:47:00
Polícia Militar de Sergipe tem um dos mais baixos índices de corrupção do País
Informação faz parte de uma prévia da Pesquisa Nacional de Vitimização, encomendada pelo Ministério da Justiça e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento ao Datafolha

Dados prévios de uma pesquisa sobre extorsão, divulgados pelo portal Extra, revelou que Sergipe tem um dos índices mais baixos de corrupção dentre os estados brasileiros. A informação faz parte de uma prévia da Pesquisa Nacional de Vitimização, encomendada pelo Ministério da Justiça e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento ao Datafolha.

O estudo aponta, por exemplo, que Sergipe apresenta 0,48% das vítimas de extorsão, ocupando o 23º lugar no ranking dos 26 estados que compõem a Federação e o Distrito Federal. O menor estado do Brasil fica abaixo apenas dos estados de Tocantins, Rondônia, Acre e Roraima no registro deste tipo de conduta delituosa.

Com 53,5% dos casos de extorsão do país, as polícias militares do Rio de Janeiro (30,23% das vítimas) e de São Paulo (18,22%) lideram com folga o que poderia ser o ranking da cobrança de propina pelas polícias militares no país. Vale dizer que o instituto ouviu 78.000 pessoas nos 26 estados e no Distrito Federal, perguntando a elas se foram vítimas de extorsão por parte da Polícia Militar.

Segundo o Ministério da Justiça, esse tipo de pesquisa procura captar as ocorrências de eventos criminais na população, com o objetivo de compará-los com os dados oficiais registrados pelas polícias, classificando-os por localidade, estrato social, cor da pele, idade, sexo e renda.

A amostra do estudo, que vem sendo preparado desde 2010, foi de 78.000 pessoas. No estado do Rio de Janeiro, foram 8.550 entrevistas. A íntegra do estudo será divulgada daqui a um mês. Por enquanto, os dados são uma prévia.

Política de Estado e investimentos

O baixo índice de extorsão pela PM de Sergipe pode ser visto como um reflexo das políticas de Estado no que se refere aos cuidados com a Segurança Pública. Tanto em relação ao salário dos PMs, que atualmente é de R$ 3.371,81mil (valor bruto para policiais engajados ), um dos  maiores do País, como a respeito dos investimento na área, tais como, investimento em equipamentos, infraestrutura e tecnologia, garantindo maior qualidade e estrutura ao trabalho destes profissionais.

De 2009 a 2011, por exemplo, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) destinou recursos que somam R$ 6, 7 milhões em investimentos em viaturas, armamentos e equipamentos de proteção policial. Foram aplicados também R$ 20 milhões na construção de Centros Integrados de Segurança Pública, que integram numa mesma unidade as polícias Civil e Militar, potencializando o desempenho da força policial. Todos os investimentos e atenção do Governo do Estado na área de Segurança Pública têm por objetivo oferecer aos profissionais da área as melhores condições de trabalho possíveis, como maior segurança para a população em geral.

Veja abaixo a distribuição das vítimas de extorsão por estado:

Rio de Janeiro: 30,23%

Polícia Militar de Sergipe tem um dos mais baixos índices de corrupção do País
Quarta-Feira, 10 de Abril de 2013 às 07:47:00

Política de Estado e investimentos

Veja abaixo a distribuição das vítimas de extorsão por estado:

Rio de Janeiro: 30,23%

São Paulo: 18,22%