Sexta-Feira, 06 de Janeiro de 2012 às 12:39:00
Polícia Militar aumenta em mais de 80% o número de apreensão de armas de fogo em 2011

A Companhia de Policiamento Turístico (CPTur) divulgou nesta sexta-feira, 6, o relatório estatístico das  ocorrências atendidas no ano de 2011. O levantamento mostra que a subunidade especializada apreendeu onze armas de fogo, cinco armas a mais que em 2010. Em sua maioria as apreensões foram decorrentes de operações preventivas de abordagens.

No período analisado, a CPTur prendeu 184 pessoas acusadas de diversos crimes, com destaque para a prisão em novembro de José Carlos Santos de Jesus, conhecido como “Brown”, acusado de realizar cerca de quarenta roubos e furtos em residências nos bairros Atalaia e Coroa do Meio. No ano foram confeccionados 42 Termos Circunstanciados de Ocorrência, com ênfase ao combate a contravenção de perturbação do trabalho e sossego alheios, com 36 apreensões de aparelhos sonoros automotivos e o crime de uso de entorpecentes, com 03 episódios. Também foram recuperados pela companhia 12 veículos furtados ou roubados na capital.

O relatório revela ainda que a Companhia atendeu dezenove ocorrências envolvendo entorpecentes, com destaque para apreensão 248,5 quilos de cocaína no mês de dezembro, além de pequenas  quantidades de crack e maconha.
O crime de maior incidência e atendido pela Companhia foi de vias de fato. O dia da semana onde houve o maior número de ocorrência foi o sábado, com 285 atendimentos, seguido da sexta-feira, com 250 episódios.

O efetivo da CPTur participou de 56 eventos festivos na Orla de Atalaia, tais como o Réveillon, Arraial do Povo, Projeto Verão, Parada GLBT, Moto Fest, Feira de Sergipe, Campeonato Brasileiro de Motocross, Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia, Dia de Todas as crianças, entre outros.

Projetos para 2012

Segundo o Tenente Fábio Alcântara, Comandante da Companhia, para 2012 a subunidade tem diversos projetos, como intensificação de ações preventivas em nossa área de atuação, bem como projetos estruturantes como a reforma da sede administrativa que já se encontra em processo licitatório junto a Secretaria de Estado do Turismo, aquisição de equipamentos para o serviço operacional como um veículo tipo buggy, quatro quadriciclos, capas de colete, dentre outros itens de uso individual. Outro ponto que daremos continuidade, está diretamente ligado a qualificação profissional, com o nivelamento técnico em operações policiais através de instruções de patrulhamento tático, identificação veicular, local de crime, legislação penal aplicada a atividade policial, noções de gerenciamento de crise, primeiros socorros, transposição de obstáculos que ocorrem antes do início do serviço operacional, além da previsão da realização do 1º Curso de Policiamento Turístico da PMSE, o 3º Curso de Policiamento Ciclístico e a 2ª edição da Atualização Prática de Tiro Policial da CPTur.

Expansão do policiamento e integração com a comunidade

Já devidamente autorizado pelo Comando do CPMC, a subunidade prevê que ainda neste semestre o policiamento turístico será expandido para a orla por do sol e centros históricos de São Cristóvão e Laranjeiras através do motopatrulhamento. Quanto a integração com o trade turístico, integrantes da CPTur realizaram em 2011, quarenta e seis visitas a hotéis e receptivos (empresas de turismo), transmitindo dicas importantes de segurança e divulgando os números telefônicos da subunidade. Segundo o Asp OF PM Adiel Ribeiro, Comandante do Policiamento Ciclístico, nosso objetivo em 2012 é visitar toda comunidade relacionada com o turismo em nosso Estado.

/ Notícias / seguranca-publica

Sexta-Feira, 06 de Janeiro de 2012 às 12:39:00