Terça-Feira, 17 de Janeiro de 2012 às 12:55:00
Polícia Militar apresenta esquema de policiamento para o Pré-Caju

O comando da Polícia Militar de Sergipe garantiu na manhã desta terça-feira, 17, a segurança nos quatro dias do Pré-Caju 2012. A confirmação foi dada durante a apresentação do Plano de Operações da corporação para o evento. Será aplicada uma média diária de 1.000 militares, através de uma distribuição em cinco postos de comando, e ainda na área periférica do circuito da festa.

“A Polícia Militar estará presente. O nosso compromisso é manter a ordem e a segurança da festa. Somos servidores da população”, afirmou o comandante da PM, coronel Aelson Resende.

A garantia da presença da Polícia Militar foi assegurada já nessa segunda-feira, 16, pelo secretário de Segurança Pública, delegado João Eloy. “Vai haver segurança no Pré-Caju”, afirmou, lembrando que já existe uma escala para a festa e o policial militar que não comparecer o trabalho terá o direito de justificar a ausência na Corregedoria da PM.

A Polícia Militar distribuirá no circuito cinco salas de monitoramento do policiamento e dos foliões, 19 portões de acesso, seis cabines de desarmamento, 32 postos elevados para observação e 31 patrulhas policiais. Serão 55 viaturas, usadas no patrulhamento periférico e no acompanhamento da chamada “Pipoca”, com equipes motorizadas e especializadas da Radiopatrulha, Batalhão de Choque, Centro de Operações Especiais (COE), e do Grupamento Especial de Rondas e Blitz (Gerb).

Além disso, dez conjuntos do Esquadrão de Polícia Montada (EPMon) estarão trabalhando na área externa do evento. “Temos uma preocupação evidente de fortalecer o policiamento periférico, privilegiando a locomoção dos foliões para suas residências. É um trabalho estratégico para evitar os assaltos e os furtos”, explicou o coronel Enilson Aragão, comandante do Policiamento Militar na capital, lembrando que o Grupamento Tático de Motos (Getam) estará atuando no policiamento. A Guarda Municipal reforçará a segurança nos portões de acesso.

Enilson explicou que quatro equipes do Comando de Operações Especiais (COE) vão realizar a “varredura” no circuito, logo após a passagem dos blocos. Equipes do Pelotão Ambiental farão um trabalho de prevenção da perturbação do sossego alheio, inclusive com uma lancha atuando no rio Sergipe. O Batalhão de Polícia de Trânsito realizará remoções de veículos estacionados de forma irregular, através de uma revisão diária na área estabelecida para o evento.

As sugestões dadas pelo público para um policiamento mais seguro foram atendidas. Dentre  elas estão a colocação de policiais militares para orientação ao folião, distribuídos em três pontos de controle e estacionamento reservado para veículos militares em serviço e câmeras instaladas nos acessos.

Ainda de acordo com o comandante do policiamento da capital, a PM estará trabalhando com capacetes, capas de chuva, protetores auriculares, luvas descartáveis, ônibus para transporte da tropa, detectores de metal, rádios HT, câmeras, computadores e aparelhos celulares, além de vários outros equipamentos.

/ Notícias / seguranca-publica

Polícia Militar apresenta esquema de policiamento para o Pré-Caju