Quinta-Feira, 26 de Janeiro de 2012 às 10:13:00
PM discute esquema de segurança para o Campeonato Sergipano de Futebol
Evento esportivo tem início no próximo sábado, 28, e segue até 15 de maio

A Polícia Militar de Sergipe (PMSE), através do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC), reuniu, na tarde desta quarta-feira, 25, policiais militares, dirigentes de clubes esportivos, representantes da Federação Sergipana de Futebol e de torcidas organizadas, além da imprensa, para tratar de questões referentes à segurança dos torcedores e organizadores do Campeonato Sergipano de Futebol. O evento esportivo tem início no próximo sábado, 28, e segue até 15 de maio, disputando uma vaga de um time sergipano para o Campeonato Brasileiro de Futebol.

O objetivo foi discutir estratégias para minimizar os efeitos da violência nos estádios de futebol, proveniente dos conflitos entre torcidas organizadas, bem como apresentar as dúvidas e as sugestões dos dirigentes dos clubes sergipanos acerca do policiamento ostensivo desenvolvido pela Corporação Militar.

Durante o encontro, ocorrido no auditório do Quartel do Comando Geral da PM, em Aracaju, o comandante do CPMC, coronel Enilson Aragão, elencou alguns pontos relevantes para a segurança do público presente. Dentre os temas discutidos, o oficial superior propôs a confecção de uma cartilha comportamental, destinada aos torcedores que vão prestigiar o espetáculo de seus times em campo.

“A cartilha tem como base o Estatuto do Torcedor e o Termo de Ajuste de Conduta do Ministério Público Estadual, que preveem uma série de dicas e orientações para o torcedor, visando minimizar conflitos e garantir a segurança de todos os envolvidos nos eventos esportivos. Após aprovado, o material será distribuído pela Federação Sergipana de Futebol ao público presente nas partidas de futebol”, informou coronel Enilson.

O comandante do CPMC frisou a importância da participação da Polícia Militar para a segurança de eventos que atraem um grande público, a exemplo do Campeonato Sergipano de Futebol. “Nossa preocupação divide-se em três fases: o antes, que envolve a revista dos torcedores e o policiamento de trânsito para controlar o fluxo de veículos nas imediações do estádio; o durante, que implica a execução propriamente dita do plano de operações, nas arquibancadas e no campo; e o depois, com foco na dispersão e no retorno dos torcedores às suas casas”, evidenciou.

O encontro serviu ainda para estreitar a parceria entre a PM e a Federação Sergipana de Futebol (FSF). De acordo com o presidente da FSF, José Carivaldo Souza, a Polícia Militar vem demonstrando profissionalismo e competência à frente da segurança dos eventos futebolísticos. “A Polícia Militar é parceira e colaboradora imprescindível para o sucesso dos campeonatos de futebol. Há 20 anos em que presido a Federação e sempre a PM tem participação notória nos jogos”, elogiou Carivaldo Souza.

“Nosso objetivo é também chamar a atenção dos torcedores que, lamentavelmente, seguem para o estádio descompromissados com a proposta dos campeonatos, que é promover a alegria, o entusiasmo, a paz, a confraternização. Estas condutas requerem uma atitude mais enérgica da Polícia Militar e acaba por comprometer a tranquilidade do evento esportivo”, concluiu coronel Enilson.

Presenças

O encontro teve as presenças do coronel Enilson Aragão, comandante do CPMC; major Edenyo, chefe de operações do CPMC, major Hilário, representando o comando do 5º Batalhão de Polícia Comunitária (5º BPCom), sediado em Nossa Senhora do Socorro; major Ferraz, representando o comando do 8º Batalhão de Polícia Comunitária (8º BPCom), sediado em Aracaju; policiais militares do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e representantes da imprensa local.

Além de autoridades militares, participaram da reunião o presidente da Federação Sergipana de Futebol, Carivaldo Souza; o vice-presidente do Confiança, Milton Dantas; o presidente do River Plate, Ernando Rodrigues; o presidente do São Domingos e o presidente do Sergipe, Gilson Barreto.

/ Notícias / seguranca-publica

PM discute esquema de segurança para o Campeonato Sergipano de Futebol