Quarta-Feira, 12 de Dezembro de 2012 às 16:01:00
Planejamento da SSP faz MJ aprovar mais de R$ 4 milhões em projetos para SE

O Ministério da Justiça aprovou R$ 4.142.549,00 em projetos elaborados pela assessoria de planejamento da Secretaria da Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE) os quais já se encontram empenhados e prontos para serem executados. Os convênios pactuados abrangem ações que priorizam as demandas urgentes do Estado no tocante à resolutividade de crimes, de forma inteligente e por meio da implantação de mecanismos científicos nos níveis das gestões política, estratégica e tático-operacional. A assessoria da SSP é coordenada pela gestora Alessandra Fabiana.

O secretário da Segurança Pública, João Eloy de Meneses, divulgou a boa notícia na última quinta-feira (6), durante reunião ordinária do Gabinete de Gestão Operacional (GGO), integrado pelo comando das instituições de Segurança Pública do Estado, relatando que a aprovação dos projetos trará um forte impacto em áreas estratégicas da Segurança Pública de Sergipe.

De forma concreta, a população sentirá uma melhoria nos serviços da Segurança Pública assim que os projetos forem colocados em prática no primeiro semestre de 2013. Um deles visa reaparelhar o Instituto de Análises e Pesquisas Forense (IAPF), com valor total de R$ 605.909,00; o segundo objetiva fortalecer a gestão da informação das polícias e promover a alimentação dos dados estatísticos para subsidiar diagnósticos sobre a criminalidade para formulação e avaliação de políticas públicas e acesso das informações ao cidadão, com valor R$ 2.191.616,00; já o terceiro projeto aprovado trata do Fortalecimento da gestão da informação dos órgãos da Segurança Pública de Sergipe com a aquisição de equipamentos de informática para o uso das unidades operacionais da Polícia Civil de Sergipe, conveniado com o valor de R$ 1.345.024,00.

Segundo o gestor dos dois últimos projetos, delegado Alessandro Vieira, eles vão modificar completamente a segurança pública no Estado de Sergipe. “A partir da implantação dos projetos provenientes das portarias 58/12 e 71/12 da Senasp/MJ, todo o parque tecnológico da SSP será renovado, permitindo uma modernização sem precedentes na gestão de pessoal, no controle e distribuição de armamento, munição, viaturas, entre outros. Tudo isso vai estar dentro de um sistema, que vai ficar à disposição dos administradores da segurança pública, assegurou.

O secretário-adjunto da SSP, João Batista Santos Júnior, mencionou a importância do convênio que vai aprimorar os trabalhos da perícia criminal oficial através do reaparelhamento do Instituto de Análises e Pesquisas Forense (IAPF) do Estado de Sergipe, sob a Direção da Perita Criminal Maria Auxiliadora. O prédio do IAPF está sendo construído em parceria com a Universidade Federal de Sergipe e com o Sergipetec, Órgão vinculado a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Tecnologia/Sedetec.

O Sergipitec está construindo um prédio de mais de 800 metros quadrados para o IAPF e Brasília foi sensível ao liberar o dinheiro para que a SSP pudesse aparelhar o prédio, o que permitirá que Sergipe possa ter um instituto que realize exames de DNA, exames toxicológicos e outros de alta complexidade sem precisar recorrer a outros Estados. "Isso tudo é fruto de um planejamento estratégico do secretário João Eloy e do governador Marcelo Déda", explicou Batista.

A boa notícia é que a liberação desses recursos permitirá que esses projetos sejam postos em prática já no primeiro semestre do ano que vem.  A Assessoria de Planejamento, responsável pela confecção dos projetos, vai cuidar do procedimento formal e burocrático para a chegada desses recursos ao Estado, bem como de toda a fase de execução com o preparo dos processos: licitatório e financeiro.

Reconhecimento

De acordo com a diretora da Assessoria de Planejamento da SSP, Alessandra Fabiana, o Ministério da Justiça, por intermédio da Senasp, reconheceu em Sergipe um dos poucos Estados no Brasil que atenderam as metas referentes ao preenchimento de dados estatísticos sobre a criminalidade em Sergipe no Sistema Nacional de Estatísticas de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas -Sinesp, por conta dos trabalhos da Coordenadoria de Estatísticas e Análise Criminal (Ceacrim) . Em razão disso Sergipe e mais sete Estados foram contemplados para apresentação de projetos nas áreas de tecnologia da informação, conforme dispostos nas portarias 58/12 e 71/12 da Senasp/MJ. Conseguimos cumprir num prazo muito estreito as exigências do Ministério da Justiça para que Sergipe pudesse conseguir a aprovação dos recursos, destacou.

Agilidade

O secretário João Eloy disse que quando os recursos forem colocados em prática a população sergipana sentirá que os serviços policiais se tornarão mais rápidos. “Será velocidade em todos os aspectos. Mais rapidez no registro final das ocorrências, no deslocamento e distribuição de equipes, na atualização de gestão de pessoal e de patrimônio e na qualidade do inquérito", destacou.

O secretário-adjunto elogiou o trabalho da equipe da Asplan pela confecção dos projetos e explicou que na SSP temos uma política de planejamento, embora alguns setores tentem politizar o trabalho policial. Isso é prova cabal de que trabalhamos com planejamento. É importante comprar armamento e viaturas, mas também temos que investir em setores estratégicos para a segurança pública.

/ Notícias / seguranca-publica

Planejamento da SSP faz MJ aprovar mais de R$ 4 milhões em projetos para SE