Terça-Feira, 08 de Janeiro de 2013 às 10:05:00
Mais de R$ 300 mil foram investidos na formação dos operadores de segurança
Para este ano estão previstos R$ 541.327,52 em investimentos. Toda verba investida foi proveniente de convênios com o Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp)

Durante o ano de 2012 a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) investiu R$ 348.139,45 na formação e reciclagem de integrantes das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e demais órgãos de segurança pública do estado de Sergipe. Para este ano estão previstos R$ 541.327,52 em investimentos.

A informação foi divulgada na última sexta-feira, 4, através de Relatório Anual de Atividades confeccionado pela Academia de Polícia Civil (Acadepol). Toda verba investida foi proveniente de convênios com o Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

"Na área de valorização profissional mais uma vez foram realizados diversos cursos dirigidos aos integrantes de todas as Instituições policiais que fazem parte do Sistema Estadual de Segurança Pública de Sergipe", destacou o diretor da Acadepol, Abelardo Inácio.

Ainda segundo Inácio, mais uma vez a Acadepol dedicou especial atenção à capacitação e atualização de policiais civis e militares, bombeiros e demais integrantes do sistema de segurança pública, seguindo dessa forma o ideal de integração proposto pelo Governo de Sergipe.
Durante o ano de 2012 foram realizados os cursos de Força Tarefa, Nivelamento de Ações Táticas, Realinhamento Postural, Espanhol Básico e Formadores em Inteligência em Segurança Pública. Além disso, foi iniciado o Curso de Especialização “Lato Sensu” em Gestão Estratégica em Segurança Pública.

"A programação dos cursos evita que o estado de Sergipe encaminhe seus gestores para outros Estados. A iniciativa implica em economia, pois os oficiais e praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, bem como delegados, agentes e escrivães da Polícia Civil e demais operadores de segurança têm acesso aos cursos, treinamentos e formação acadêmica no seu próprio Estado", salientou Abelardo.

Modernização

Os investimentos passam, também, pela modernização da estrutura da Acadepol. Em breve, todas as salas estarão equipadas com televisores de LED, lousas multimídia, projetores multimídia fixos, novos notebooks, sonorização aérea – que permitirá uma melhor acústica ambiente – além de um “kit de investigação”, composto por diversos itens, a serem utilizadas nas aulas sobre investigação policial.

"Elaboramos um projeto de modernização tecnológica, que foi aprovado e se encontra em fase de licitação e aquisição dos equipamentos", explicou o coordenador do Codep, Givanildo Santos Ribeiro.

Ainda segundo Givanildo, o auditório da Acadepol passará por reforma. "O objetivo é melhorar qualidade das aulas e palestras que ali se realizam, com nova aparelhagem de som e uma televisão de LED de 55 polegadas. O laboratório de informática, também, será totalmente modernizado, estando a licitação em fase de aquisição dos equipamentos que substituirão por completo as máquinas obsoletas atuais", salientou.

Cunho social

Investindo na formação social dos sergipanos, a Acadepol realizou em 2012, também, o Projeto Beija-Flor. A iniciativa visa orientar crianças e adolescentes através de palestras com conteúdos importantes para a formação sócio-cultural dos jovens.

No ano passado o projeto aconteceu em parceria com o município de Nossa Senhora do Socorro e beneficiou cerca de 2.300 jovens da rede municipal de ensino.As crianças tiveram paletras sobre Estatuto da Criança e do Adolescente; DST e Gravidez na adolescência; Educação no Trânsito; Evolução Pessoal; Relações Interpessoais, entre outros temas. As palestras foram ministradas por profissionais da SSP e membros da sociedade civil.

Além do Projeto Beija-Flor, a Acadepol proporcionou, ainda, aulas de taekwondo a 32 alunos das escolas João Paulo II e Professora Neuzice Barreto, ambas em Nossa Senhora do Socorro. "Estas instruções além de contribuirem com a formação dos jovens sergipanos, que é o principal objetivo, proporciona, também, uma aproximação dos participantes com as forças de segurança", finalizou Abelardo.

/ Notícias / seguranca-publica

Mais de R$ 300 mil foram investidos na formação dos operadores de segurança