Terça-Feira, 21 de Novembro de 2023 às 08:30:00
Instituto de Identificação proporciona reencontro entre mãe e filho após quase 30 anos
Reencontro aconteceu uma semana após ele procurar o Instituto com a certidão de nascimento onde constava o nome da mãe biológica

Em mais uma jornada pelo reencontro entre pessoas que não se viam há muito tempo, o Instituto de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga (IIWSG) promoveu o reencontro entre Paulo Henrique, 30, com a mãe biológica, Maria Pureza dos Santos. Eles não se viam desde que ele tinha cinco meses, devido às condições financeiras da mãe na ocasião do nascimento dele. O reencontro ocorreu nesta segunda-feira, 20, em apenas uma semana após ele procurar o IIWSG em busca do reencontro.

E esse encontro foi possível graças ao trabalho dos papiloscopistas do IIWSG, assim como narrou a papiloscopista Giselle Roberta. “No dia 8 de novembro, Paulo Henrique procurou a nossa equipe para tentar localizar sua mãe biológica, porque quando ele era recém-nascido foi facultada sua criação a outra família. O ponto-chave é que ele chegou a ser registrado pela mãe biológica”, relembrou.

Diante das informações iniciais, os papiloscopistas do IIWSG fizeram os levantamentos para trazer uma resposta para Paulo Henrique. “Ele já estava munido da certidão de nascimento, e a nossa equipe fez uma triagem pelos dados contidos nessa certidão. Pelo acervo de informações do Instituto de Identificação, bem como pela análise das impressões digitais, foi possível encontrar a mãe biológica”, explicou Giselle Roberta.

Então, a senhora Maria Pureza dos Santos foi encontrada no povoado Pau Ferro, em Maruim, assim como revelou a papiloscopista do IIWSG. “Foi facultada sua criação a outra família quando ele ainda tinha cinco meses de idade. Hoje, ele se encontra com 30 anos e conheceu a sua mãe biológica, aqui no Setor de Desaparecidos, do Instituto de Identificação”, acrescentou.

Paulo Henrique narrou que sempre teve a curiosidade de conhecer a mãe biológica. “Eu queria muito conhecê-la, eu sentia um vazio no meu coração e só Deus sabe essa dor que eu sentia. Às vezes, eu pensava e chorava, sozinho em um canto, pensando que eu não sabia quem ela era. Eu pedi ao Senhor para que abrisse esse caminho e, graças a Deus, eu acabei encontrando”, descreveu.

Maria Pureza dos Santos, mãe biológica de Paulo Henrique, também ficou emocionada com o momento do reencontro que ocorreu na sede do IIWSG. “Eu sempre tive vontade de conhecer meu filho, mas tinha vergonha de vir a procura dele, ao pensar que seria rejeitada por ele. Mas a emoção é muito forte, e ele realizou meu sonho, graças a Deus. Nunca perdi a esperança, e ele realizou meu sonho”, contou.

Maria Vanda da Cruz é a mãe adotiva de Paulo Henrique e também participou do reencontro no Instituto de Identificação. Ela demonstrou satisfação em participar desse momento importante para o filho. “Agora vai ser só alegria. A família aumentou, mas não vai mudar nada. Ele sempre foi um bom filho e um bom amigo. Agora está todo mundo unido”, narrou.

Setor dedicado a reencontros e respostas

Para concretizar esses reencontros, como o de Paulo Henrique com sua mãe biológica, o IIWSG conta com o trabalho dos papiloscopistas em um setor voltado a essa atividade. “O Setor de Desaparecidos, hoje, é vinculado ao Núcleo de Inteligência e Apoio à Atividade Policial do Instituto de Identificação, que é composto por papiloscopistas”, explicou Giselle Roberta.

As pessoas que buscam encontrar informações sobre parentes, podem contar com a atuação do IIWSG, conforme destacou a papiloscopista. “Qualquer parente que seja de primeiro grau pode vir no Instituto de Identificação, munido do boletim de ocorrência, trazendo o máximo de informações inerentes ao desaparecido. Nós não trabalhamos com números, trabalhamos com pessoas”, concluiu.

/ Notícias / seguranca-publica

Terça-Feira, 21 de Novembro de 2023 às 08:30:00