Com mais de 60 postos instalados somente na região interiorana de Sergipe, o Instituto de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga (IIWSG) reforça aos cidadãos que todos os pontos estão em funcionamento e com serviços ativos para a população próxima. Devido à alta demanda e necessidade de expandir o atendimento para além da Região Metropolitana, há cinco anos o instituto vem trabalhando para firmar parceria com as autoridades locais, formar equipes e instalar postos que disponibilizam os serviços de identificação nos municípios solicitados.
Formado por 75 municípios, o registro de mais de 60 postos ativos no interior do estado é um marco importante e que expressa o dever e o compromisso de atender o maior número de solicitantes possíveis, facilitando e democratizando o acesso, além de diminuir cada vez mais a dificuldade de locomoção para os casos que precisam comparecer presencialmente nos locais de identificação. Neste sentido, a coordenadora dos postos do interior, papiloscopista Renata Machado, destaca que todos os postos de qualquer região oferecem os principais serviços de um instituto de identificação, que é a confecção da carteira de identidade e a emissão dos antecedentes criminais. Portanto, não é necessário o deslocamento até a sede, localizada em Aracaju.
“O estado de Sergipe hoje é o que tem mais pontos de atendimento por localidade. Nenhuma unidade federativa do Brasil vai ter tantos pontos de atendimento comparado a sua área geográfica como a que a gente tem. Só que, culturalmente, os sergipanos ainda estão apegados àquela informação de que chega na sede e pega carteira na hora, o que não é mais procedente. Então, mesmo com os postos do interior funcionando há alguns anos, a população ainda se apega ao atendimento direto na sede, o que acaba sobrecarregando a região metropolitana, sendo que há mais de 60 postos disponíveis para atendê-los. Acredito que uma justificativa para essa confusão é a questão dos populares não terem conhecimento de que o instituto de identificação é ligado a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e de que toda informação possível sobre os postos e o atendimento desses serviços estão todos disponíveis no site da SSP. Nele é divulgado todos os postos da região metropolitana e do interior, com endereço, contato, formas e horário de atendimento”, informa.
Sobre as dúvidas em relação ao tempo de expedição da carteira de identidade, que é de 30 a 60 dias, e o direito à urgência para ter acesso ao documento, a coordenadora explica que os casos urgentes são assegurados pela portaria do instituto e contempla todas as regiões do estado.
“A portaria contempla os principais casos de urgência, situações que a pessoa não tinha como prever. Então, foi criado procedimentos para atender esse público e também foi instaurado um módulo de atendimento em que mesmo o cidadão do interior vai poder ter esse seu direito respeitado. Ele vai ter seu pleito atendido se ele conseguir comprovar a urgência por meio de documentação comprobatória e em até cinco dias úteis o documento estará disponível para retirada”, aponta.
Além disso, a papiloscopista também ressalta que, assim como na sede, os postos de atendimento do interior seguem a legislação de atender prioritariamente e sem agendamento prévio os cidadãos com idade igual ou acima de 70 anos, pacientes oncológicos, dentre outras excepcionalidades.
“Hoje em dia o idoso com mais de setenta anos tem a porta aberta nos postos. Ele chega em qualquer local e vai ser atendido com prioridade, com seu direito respeitado. Se você tem um caso de urgência, em qualquer ponto do estado a pessoa vai ser atendida, não só na sede. Se você é um paciente oncológico, o seu caso, com a devida comprovação, vai ser tratado com a maior prioridade possível e também é porta aberta, ou seja, não requer agendamento. E é isso que as pessoas não sabem. Outro serviço que também é realizado em qualquer posto do estado é a emissão de atestado de antecedentes, um serviço que não precisa de agendamento e é emitido presencialmente pelo próprio solicitante. Portanto, a necessidade neste momento é divulgar o máximo possível os postos do interior e todos esses serviços disponíveis nesses locais, para que o cidadão interiorano não perca seu tempo e modifique toda sua rotina se deslocando até a nossa sede na capital, sendo que há um posto mais próximo disponível para ele”, declara.
Postos de atendimento
Como informado pela coordenadora Renata, o site da SSP disponibiliza todos os postos ativos, com horário de atendimento, forma de agendamento e endereço. As informações são atualizadas diariamente para que não haja falha de comunicação e a população não se locomova e procure atendimento em algum posto que esteja inativo por motivos específicos do dia. Vale destacar que os postos do interior têm formas distintas de agendamento, sendo cada uma delas especificadas em seus respectivos postos na tabela disponível no site.
Os postos estão disponíveis na página do Instituto de Identificação de Sergipe, no Portal da SSP, pelo www.ssp.se.gov.br/Servicos/InstitutodeIdentificacao. Em caso de mais dúvidas, o cidadão pode entrar em contato com a Central de Atendimento pelo número 3194-2400.
Com mais de 60 postos instalados somente na região interiorana de Sergipe, o Instituto de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga (IIWSG) reforça aos cidadãos que todos os pontos estão em funcionamento e com serviços ativos para a população próxima. Devido à alta demanda e necessidade de expandir o atendimento para além da Região Metropolitana, há cinco anos o instituto vem trabalhando para firmar parceria com as autoridades locais, formar equipes e instalar postos que disponibilizam os serviços de identificação nos municípios solicitados.
Formado por 75 municípios, o registro de mais de 60 postos ativos no interior do estado é um marco importante e que expressa o dever e o compromisso de atender o maior número de solicitantes possíveis, facilitando e democratizando o acesso, além de diminuir cada vez mais a dificuldade de locomoção para os casos que precisam comparecer presencialmente nos locais de identificação. Neste sentido, a coordenadora dos postos do interior, papiloscopista Renata Machado, destaca que todos os postos de qualquer região oferecem os principais serviços de um instituto de identificação, que é a confecção da carteira de identidade e a emissão dos antecedentes criminais. Portanto, não é necessário o deslocamento até a sede, localizada em Aracaju.
“O estado de Sergipe hoje é o que tem mais pontos de atendimento por localidade. Nenhuma unidade federativa do Brasil vai ter tantos pontos de atendimento comparado a sua área geográfica como a que a gente tem. Só que, culturalmente, os sergipanos ainda estão apegados àquela informação de que chega na sede e pega carteira na hora, o que não é mais procedente. Então, mesmo com os postos do interior funcionando há alguns anos, a população ainda se apega ao atendimento direto na sede, o que acaba sobrecarregando a região metropolitana, sendo que há mais de 60 postos disponíveis para atendê-los. Acredito que uma justificativa para essa confusão é a questão dos populares não terem conhecimento de que o instituto de identificação é ligado a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e de que toda informação possível sobre os postos e o atendimento desses serviços estão todos disponíveis no site da SSP. Nele é divulgado todos os postos da região metropolitana e do interior, com endereço, contato, formas e horário de atendimento”, informa.
Sobre as dúvidas em relação ao tempo de expedição da carteira de identidade, que é de 30 a 60 dias, e o direito à urgência para ter acesso ao documento, a coordenadora explica que os casos urgentes são assegurados pela portaria do instituto e contempla todas as regiões do estado.
“A portaria contempla os principais casos de urgência, situações que a pessoa não tinha como prever. Então, foi criado procedimentos para atender esse público e também foi instaurado um módulo de atendimento em que mesmo o cidadão do interior vai poder ter esse seu direito respeitado. Ele vai ter seu pleito atendido se ele conseguir comprovar a urgência por meio de documentação comprobatória e em até cinco dias úteis o documento estará disponível para retirada”, aponta.
Além disso, a papiloscopista também ressalta que, assim como na sede, os postos de atendimento do interior seguem a legislação de atender prioritariamente e sem agendamento prévio os cidadãos com idade igual ou acima de 70 anos, pacientes oncológicos, dentre outras excepcionalidades.
“Hoje em dia o idoso com mais de setenta anos tem a porta aberta nos postos. Ele chega em qualquer local e vai ser atendido com prioridade, com seu direito respeitado. Se você tem um caso de urgência, em qualquer ponto do estado a pessoa vai ser atendida, não só na sede. Se você é um paciente oncológico, o seu caso, com a devida comprovação, vai ser tratado com a maior prioridade possível e também é porta aberta, ou seja, não requer agendamento. E é isso que as pessoas não sabem. Outro serviço que também é realizado em qualquer posto do estado é a emissão de atestado de antecedentes, um serviço que não precisa de agendamento e é emitido presencialmente pelo próprio solicitante. Portanto, a necessidade neste momento é divulgar o máximo possível os postos do interior e todos esses serviços disponíveis nesses locais, para que o cidadão interiorano não perca seu tempo e modifique toda sua rotina se deslocando até a nossa sede na capital, sendo que há um posto mais próximo disponível para ele”, declara.
Postos de atendimento
Como informado pela coordenadora Renata, o site da SSP disponibiliza todos os postos ativos, com horário de atendimento, forma de agendamento e endereço. As informações são atualizadas diariamente para que não haja falha de comunicação e a população não se locomova e procure atendimento em algum posto que esteja inativo por motivos específicos do dia. Vale destacar que os postos do interior têm formas distintas de agendamento, sendo cada uma delas especificadas em seus respectivos postos na tabela disponível no site.
Os postos estão disponíveis na página do Instituto de Identificação de Sergipe, no Portal da SSP, pelo www.ssp.se.gov.br/Servicos/InstitutodeIdentificacao. Em caso de mais dúvidas, o cidadão pode entrar em contato com a Central de Atendimento pelo número 3194-2400.