Segunda-Feira, 14 de Março de 2011 às 12:48:00
Instituto de Direitos Humanos elogia Hospital de Custódia de Sergipe
Através de um ofício enviado em 23 de fevereiro, o Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero agradece à Sejuc pela realização do censo promovido pelo instituto

Oferecendo um tratamento humanizado que contribui para reinserção dos internos, a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc) vem colhendo os frutos do trabalho realizado nas unidades prisionais do Estado. Através de um ofício enviado em 23 de fevereiro, o Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero (Anis), localizada em Brasília, agradece a colaboração e compromisso da Sejuc, do secretário de Justiça e Cidadania, Benedito de Figueiredo, e da equipe do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) na realização do censo promovido pelo instituto para analisar a situação da população custodiada nos HCTPs.

A Anis atua na promoção de pesquisas e no ensino da ética e da bioética, relacionando-a a temática dos direitos humanos, do feminismo e da justiça entre os gêneros. Sob encomenda do Ministério da Justiça, órgão financiador do projeto, a Anis trabalhou em parceira com a Universidade de Brasília na coleta de dados que farão parte de um estudo censitário sobre os HCTPs. Durante a visita, quatro membros do instituto analisaram as pastas de todos os internos e observaram o funcionamento da unidade.

Segundo o diretor do Hospital de Custódia, Thiago Rodrigues, a organização, higienização e a dinâmica de trabalho utilizada na unidade chamaram atenção dos representantes da Anis. “Quando chegaram aqui, eles constataram que todo nosso material é organizado. Temos planilhas com a situação completa dos internos. O nosso trabalho foi outro fator observado, a maneira como tratamos os internos, os projetos que desenvolvemos e a higienização tanto dos locais como dos pacientes”, afirmou Thiago Rodrigues.

Para Thiago Rodrigues, o reconhecimento obtido junto a Anis é reflexo de todo trabalho realizado diariamente pela Sejuc e pelos funcionários do HCTP. “Nós ficamos lisonjeados e ganhamos um incentivo a mais para continuar desenvolvendo nossas atividades de forma dinâmica e diferenciada”, disse o diretor, que aproveitou para agradecer a secretaria e a equipe do hospital. “O sucesso do nosso trabalho se deve ao apoio do secretário Benedito de Figueiredo, da Sejuc e ao entrosamento e comprometimento de todos os funcionários do HCTP”, ressaltou o diretor.

Hoje, o Hospital de Custódia possui 67 internos sendo 66 homens e uma mulher. Sua equipe é formada por um Terapeuta Ocupacional, enfermeiros, farmacêutico, assistente social, educadores, psicólogo, psiquiatra e dentista.

Dinamizando

Buscando atividades diferenciadas que possam contribuir na melhoria do quadro e reintegração dos internos, o Hospital de Custódia procura proporcionar aos internos momentos de descontração, trabalhando a ressocialização através de passeios em parques, na praia e na Casa de Ciência. Além de realizar projetos dentro do próprio hospital com gincanas e oficinas que incentivam os internos a pôr em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da vida e em sala de aula.

A próxima atividade é uma ressaca de carnaval no Hospital de Custódia e o bloco carnavalesco rasgadinho foi convidado para animar a festa que acontecerá no próximo dia 16.

Qualificando a equipe

De acordo com o diretor do HCTP, um programa de formação continuada em saúde mental está sendo implantado com os funcionários da unidade. Desenvolvido por funcionários da área de saúde, o programa consiste em discutir a situação dos internos, estudando cada doença e mostrando o que é e como cuidar, observando os casos encontrados no hospital para oferecer uma melhoria no tratamento ao interno e proporcionar uma qualificação maior a equipe.

/ Notícias / seguranca-publica

Instituto de Direitos Humanos elogia Hospital de Custódia de Sergipe