Sexta-Feira, 27 de Junho de 2014 às 15:50:00
GTA participa de esquema de segurança da seleção grega em Aracaju
Durante a estadia da seleção grega em Aracaju, todo o deslocamento da comitiva era acompanhada pelo grupamento

Por Leonardo Tomaz, estagiário da ASN

Com jogo marcado para o próximo domingo, dia 29,  a seleção grega treina acompanhada pelo grupo de policiais e agentes de segurança. O Grupamento Tático Aéreo (GTA) integra a equipe de segurança da seleção grega dando suporte aéreo aos policiais que atuam em terra durante os deslocamentos da comitiva.

“Nós somos integrantes desse esquema, damos suporte aéreo para o deslocamento das escoltas, e deslocamento da seleção nos trajetos, como Aeroporto-hotel, Batistão-hotel, todo deslocamento da seleção grega que necessite de batedores o GTA se faz presente”, relata o coordenador do GTA, Virgílio José Silveira.

Criado em 2009, o Grupamento Tático Aéreo de Sergipe atua auxiliando nas ocorrências policias militares, civis e do Corpo de Bombeiros. O coordenador do Grupamento explica o funcionamento do órgão. “O GTA foi criado para ser uma unidade integrada com os três órgãos operacionais também ligados a Secretaria de Segurança Pública. Hoje nós atuamos em operações policiais, em operações de defesa civil, em transporte de dignitários, transporte de órgãos tanto na aeronave de asas rotativas o helicóptero quanto no avião. Esse é o perfil básico da unidade, para atuar em diversas operações”, informa.

A corporação é formada pelo efetivo de 23 policiais - entre pilotos, 3 co-pilotos, técnicos operacionais e mecânicos – e dispõe de duas aeronaves: um helicóptero AS 350BA, o Falcão 01, e um Avião EMB-810D, o Falcão 02.

Investimentos

A ampliação e a modernização da rede de segurança pública são áreas de destaque no Governo do Estado, que possui uma das Corporações militares mais bem equipadas do Nordeste. Nos últimos quatro anos, foram investidos quase R$ 22 milhões na implantação do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp 190), R$ 12 milhões; na instalação de câmeras para monitoramento do Centro de Aracaju e dos bairros 13 de Julho e Salgado Filho; implantação de Centros Integrados em Segurança Pública (Cisp) no bairro Santa Maria, em Aracaju, e nos municípios de Barra dos Coqueiros, Salgado, Monte Alegre, Porto da Folha, Santa Rosa, Poço Redondo. Juntos, esses Cisps somam um investimento de R$ 2.203.487,14.

/ Notícias / seguranca-publica

GTA participa de esquema de segurança da seleção grega em Aracaju