Quinta-Feira, 30 de Novembro de 2023 às 16:15:00
Governo inaugura reforma e ampliação da Delegacia de Repressão a Crimes Rurais
Unidade é estratégica para o combate aos crimes contra propriedades rurais, roubo e furto de animais e abate clandestino em todo o território sergipano

Especializada em investigações e operações de combate ao crime praticados na zona rural, a Delegacia de Repressão a Crimes Rurais e Abigeato (Dercra) ganhou uma nova sede, localizada no Parque de Exposições João Cleophas, no Bairro José Conrado de Araújo, na Zona Norte de Aracaju. A unidade policial está instalada no prédio em que será implantado o Centro Integrado de Operações Rurais (Cior). A solenidade de inauguração aconteceu na manhã desta quinta-feira, 30.

O governador Fábio Mitidieri destacou que a nova Dercra representa mais segurança, conforto e tranquilidade para o agricultor, para o pecuarista e para a população como um todo. “É uma delegacia nova, reformada e que traz mais dignidade às pessoas que vêm procurar a polícia. Encontrar um espaço que dê acolhimento e conforto é muito importante”, salientou.

Com a inauguração da Dercra, a delegacia está de fato implementada em Sergipe, assim como ressaltou o delegado Fernando Melo, titular da unidade. “Graças ao apoio do governador e do nosso secretário, aumentamos essa estrutura física. Com essa especialização na Dercra, teremos o combate aos crimes rurais de forma ainda mais efetiva”, reiterou.

O delegado-gera Thiago Leandro assinalou que a consolidação da estrutura da Dercra representa grandes avanços à segurança pública da zona rural. “Não podemos deixar que os nossos produtores rurais se sintam aterrorizados por qualquer prática de crime. Aqui na Dercra também temos um núcleo da Polícia Militar para o pronto emprego em qualquer crime que envolva a área rural”, enfatizou.

Dercra

Com dois anos e meio de existência, a Dercra foi criada com o propósito de atender às demandas da zona rural e dos produtores rurais do estado, levando sua atuação policial a todos os pontos de Sergipe, por meio de seu modelo de Delegacia Itinerante. A Dercra também foi pioneira na repressão à prática do abate clandestino e transporte irregular de animais em todo o território sergipano.

Em parceria com os principais órgãos voltados à produção agropecuária, como a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), a Dercra também atua em blitze e fiscalizações de rotina. A atuação da unidade policial também envolve investigações voltadas para o comércio, transporte e manuseio irregular de agroquímicos, bem como fiscalizações para coibir a entrada irregular de insumos e animais em Sergipe.

Reforma e ampliação

Em 2023, foi concluída a construção da nova sede da Dercra, em espaço cedido pela Federação de Agricultura e Pecuária de Sergipe (Faese) para a instalação do Cior. O prédio é composto de recepção, dois cartórios, sala de administração, sala de reserva e custódia, sala de investigação, sanitários de pessoas com deficiência, dois gabinetes de delegado com banheiro, copa, vestiário masculino, vestiário feminino e estacionamento.

A obra de reforma abrangeu uma área de 209,25 m². Já a área de ampliação é de 59,95m². Ao todo, a área de urbanização contemplada na obra é de 269,20m². A área total com serviços executados é de 596,82 m².

A nova sede da Dercra está equipada para atividade policial e preparada para receber a população com conforto e comodidade, contando com uma equipe policial qualificada, pronta para recepcionar as demandas do público.

/ Notícias / seguranca-publica

Governo inaugura reforma e ampliação da Delegacia de Repressão a Crimes Rurais