Segunda-Feira, 05 de Fevereiro de 2024 às 09:15:00
Governo de Sergipe realiza entrega de armas, munições, equipamentos e veículos à SSP
Ação é fruto de investimento de cerca de 18,2 milhões

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), entregou nesta segunda-feira, 5, armas de fogo do tipo fuzil T10 calibre 762, pistolas GX4, munições e equipamentos às polícias Militar e Civil. Concomitantemente, ocorreu a reposição de veículos modelo caminhonete, com um investimento total de cerca de R$ 18,2 milhões. O evento aconteceu na Praça Fausto Cardoso, em frente ao Palácio Museu Olímpio Campos, Centro de Aracaju.

A solenidade contou com a presença do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri; do secretário da Segurança Pública, João Eloy de Menezes; e dos comandantes da Polícia Militar, coronel Alexsandro Ribeiro, e do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Cardoso. No evento, o governo encaminhou à SSP 31 fuzis T10 calibre 762 e 480 pistolas GX4, que serão distribuídos entre as Polícias Militar e Civil. Também foram entregues as munições dos calibres correspondentes aos armamentos repassados às duas instituições durante o evento desta segunda-feira. Os armamentos são fruto de recursos do Fundo a Fundo, resultado de parceria entre o Governo do Estado e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Além do recebimento das armas, também ocorreu a reposição de 90 caminhonetes da frota da Secretaria, sendo que 60 já foram entregues nesta segunda-feira. Os veículos, em sua totalidade, seguem para unidades operacionais que compõem os órgãos integrantes da SSP, visando emprego direto na segurança das cidades e da zona rural do estado.

Na oportunidade, também foram entregues materiais e viaturas ao Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBM). Assim, a instituição recebeu máscaras para mergulho; flutuadores salva-vidas; nadadeiras para salvamento aquático; conjunto de descontaminação de produtos químicos, luvas, dentre outros. Para o CBM, ainda foram encaminhadas viaturas de auto salvamento, de auto bomba salvamento e de mergulho, além de dois drones, objetivando auxiliar em ocorrências mais complexas. Os equipamentos são oriundos de emenda parlamentar da bancada federal, de recursos do próprio Corpo de Bombeiros e de emendas do então deputado federal Fábio Mitidieri e do senador Alessandro Vieira.

Para o governador Fábio Mitidieri, este é mais um gesto do governo na direção de promover a sensação de segurança à população sergipana. “Que tem tido das nossas polícias um grande trabalho, uma grande atuação. Os números falam por si: Sergipe foi o estado que mais reduziu o número de homicídios no Brasil, com uma média de mais de 22% de redução, cinco vezes maior do que a média do Brasil, que foi de 4%”, contextualizou.

“Isso demonstra um trabalho que tem sido feito por todos os que comandam a nossa segurança pública, o secretário João Eloy, o delegado Thiago Leandro, o comandante Ribeiro, o coronel Fábio, enfim, todos que estão à frente da segurança pública e que têm feito um grande trabalho. Quero agradecer à tropa e a todos os que têm nos ajudado a passar para a população esse sentimento de segurança cada vez maior. A gente constata isso quando se compara com outros estados do Brasil, que infelizmente não estão passando pela mesma situação”, complementou o governador Fábio Mitidieri.

Conforme o secretário da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, a solenidade desta segunda-feira demonstra o reconhecimento do Governo do Estado para com o trabalho que vem sendo realizado pelos operadores da segurança pública de Sergipe. “Como o governador Fábio Mitidieri bem mencionou, somos destaque nacional na queda dos índices de criminalidade. Se chegamos a esses índices, é resultado do compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento da nossa segurança pública”, assegurou.

Na mesma linha, o comandante da Polícia Militar, coronel Alexsandro Ribeiro, destacou que os investimentos representam melhorias para a segurança pública de Sergipe. “Com o intuito maior de melhorar cada vez mais a percepção de segurança para a nossa população. Tivemos a primeira colocação entre os estados que mais reduziram os crimes violentos, e esse investimento é imprescindível para nos ajudar bastante no enfrentamento à criminalidade em nosso estado”, salientou.

De acordo com o comandante do CBM, coronel Fábio Cardoso, os equipamentos recebidos pela corporação são específicos para o serviço desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros. “A corporação vem dentro de um processo contínuo, alinhando evolução de aprendizado e de aquisição de equipamento e viaturas modernas, para que os bombeiros militares motivados possam chegar à sociedade prestando o melhor serviço”, ratificou sobre a importância dos investimentos feitos pelo Governo do Estado na segurança pública de Sergipe.

O senador Alessandro Vieira, também, destinou emenda para o Corpo de Bombeiros e ressaltou a mudança positiva na segurança pública nos últimos anos. “A mudança que tivemos na segurança pública ao longo do tempo é muito grande, tanto em número da tropa, quanto em estrutura. O que não mudou é o empenho do policial sergipano. Então, parabéns, Fábio, pelo cumprimento dos compromissos”, reforçou.

“Os números mostram que estamos melhorando e isso é fruto de investimento e valorização dos policiais. Sabemos que há em andamento um projeto de fortalecimento das carreiras, e tudo isso reflete em mais investimento e bons resultados. Sergipe vem se destacando em relação à segurança frente aos estados vizinhos. Então parabéns, e obrigado a todos os envolvidos”, concluiu o senador Alessandro Vieira, enfatizando o compromisso do Governo do Estado com a segurança pública de Sergipe.

/ Notícias / seguranca-publica

Ação é fruto de investimento de cerca de 18,2 milhões