Quarta-Feira, 14 de Agosto de 2013 às 14:53:00
Governo entrega kits esportivos do Pintando a Liberdade a 44 escolas municipais
Programa possibilita a diminuição da ociosidade no interior dos estabelecimentos prisionais e mantém viva a esperança do recomeço nos apenados, quando do seu retorno ao convívio social

A Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa ao Consumidor (Sejuc) fez a entrega, nesta quarta-feira, 14 de agosto, de kits de bolas e redes esportivas confeccionadas pelos internos do sistema prisional sergipano a 44 escolas da Rede Municipal de Ensino de Aracaju. A entrega aconteceu na Escola Municipal Presidente Vargas e contou com a participação do Secretário de Estado da Justiça, Benedito de Figueiredo, e do Adjunto Elder Sandes, do Vice-Prefeito José Carlos Machado, e dos Secretários Municipais de Educação, Juventude e Esportes, e Cultura, Márcia Valéria, Carlos Eloy Filho e Nitinho.

Ao todo, foram entregues 2.068 bolas, fruto do trabalho de mais de 400 internos do sistema prisional sergipano, cuja ressocialização através da profissionalização vem sendo possibilitada pelo Programa Pintando a Liberdade, por meio de convênio firmado entre a Sejuc e o Ministério do Esporte, em 2001. Só na última etapa do convênio, iniciada em 2007, 31 mil bolas foram confeccionadas - desde a colagem até a pintura, passando pela costura – e distribuídas em mais de 30 municípios sergipanos, além da capital.

A entrega desta quarta-feira marcou o encerramento dessa etapa Programa e, de acordo com o Secretário Municipal, Carlos Eloy Filho, evitou o gasto de cerca de R$ 30 mil do Município de Aracaju com a compra do material. Cada kit contém 47 bolas - três de basquete, oito de futebol de campo, 12 de futsal, 13 de handebol e 11 de vôlei -, além de redes esportivas das diversas modalidades. “É uma honra para nós ter a Sejuc como parceira. Agradecemos ao Secretário Benedito de Figueiredo pela sensibilidade de implantar esse Programa, que é fantástico por dar uma ocupação aos apenados e produzir um material tão bom, que incentiva a prática esportiva dentro das escolas”, disse Carlos Eloy, em seu discurso.

O secretário da Justiça, Benedito de Figueiredo, ressaltou a importância do Programa para trabalhar a ressocialização dos internos do sistema prisional. “Este é um projeto que a Sejuc tem muito orgulho de patrocinar. É um compromisso nosso desde 2001. Ele foi implantando quando eu ainda era vice-governador e, em 2007, quando assumi a Sejuc, iniciei esta nova etapa, ainda mais produtiva”, contou o Secretário, que enfatizou o binômio educação-trabalho como único caminho capaz de reinserir os internos na sociedade, quando da sua soltura. “Sempre tivemos a preocupação de tratar os internos com dignidade e incentivá-los a estudar e trabalhar dentro das unidades. A cada três dias trabalhados, eles têm um dia de pena remido, além de receber remuneração”, explicou.

E, para o vice-prefeito José Carlos Machado, ao impulsionar a educação e o trabalho dentro das unidades prisionais, Sergipe se coloca à frente da maioria dos Estados. “E o resultado desse trabalho está sendo colocado aqui, à disposição da juventude. Me confesso apaixonado por soluções como essa, simples, mas que resolve um problema muito complexo do Município. Nós, políticos, temos que recuperar a capacidade de reproduzir bons exemplos e é isso que estamos fazendo aqui. Dando um exemplo de parceria produtiva. E que ela seja crescente. Em nome do Prefeito João Alves Filho, quero agradecer ao Secretário Benedito de Figueiredo e ao Governador Marcelo Déda por essa doação”, afirmou o vice-prefeito.

A secretária Márcia Valéria agradeceu em nome das equipes de professores da rede municipal de ensino e de todo o alunado, que será beneficiado com as bolas. Ela elogiou a iniciativa e a disposição do Governo do Estado de Sergipe, através da Sejuc, em fazer essa doação, para beneficiar o Município. “Fico muito feliz quando vejo trabalhos de ressocialização, que mostram aos apenados que o trabalho dignifica o homem, e, principalmente, quando vejo que eles produzem coisas direcionadas ao ensino e aos esportes”, disse a secretária.

E, de fato, os alunos também comemoraram o recebimento do material esportivo. Para Hugo Vinícius, de apenas 9 anos, aluno do 3º ano da rede municipal, as novas bolas significam mais alegria na escola. “Jogar futebol é o que eu mais gosto de fazer. E agora a gente vai poder brincar mais vezes na semana. Quando crescer, eu quero ser jogador de futebol”, revelou o pequeno.

Incentivo ao trabalho

A confecção das bolas e redes esportivas foi feita em diversas unidades do sistema prisional sergipano. Para trabalhar na fábrica de bolas, localizada no Centro de Reintegração Social Areia Branca (Cersab I e II), os internos precisavam cumprir pena em regime semi-aberto e ter bom comportamento. Outras unidades, como os presídios de Glória (Preslen), Tobias Barreto (Premabas), São Cristóvão (Copemcan) e Feminino (Prefem), eram responsáveis pela costura das bolas. A cada bola costurada, eles receberam o valor de R$ 2,70; e por cada rede, o valor de R$ 7,00. Os internos que trabalharam diretamente na fábrica, tiveram direito também a uma remuneração mensal.

O último convênio em prol do Pintando a Liberdade, firmado entre o Estado de Sergipe e o Ministério do Esporte, envolveu um aporte de R$ 880.751,01, sendo R$ 88.075,010 de contrapartida do Estado de Sergipe. Trata-se de um Programa que possibilitou a diminuição da ociosidade no interior dos estabelecimentos prisionais, e se mostrou capaz de promover o melhor convívio dentro das unidades, reduzindo a incidência de situações de rebeliões, fugas etc., além de manter viva a esperança do recomeço nos apenados, quando do seu retorno ao convívio social.

/ Notícias / seguranca-publica

Governo entrega kits esportivos do Pintando a Liberdade a 44 escolas municipais