Segunda-Feira, 10 de Junho de 2013 às 16:40:00
Governo amplia a presença do Corpo de Bombeiros no interior do Estado
Município de Lagarto ganha Unidade do Corpo de Bombeiros; Unidade de Itabaiana apresenta uma evolução nos últimos anos

Na última sexta-feira , 7, o Governo de Sergipe inaugurou mais uma unidade do Corpo de Bombeiros no interior do Estado. Desta vez, o Destacamento Militar foi inaugurado na cidade de Lagarto e foi fruto de uma parceria do Governo do Estado com a prefeitura da cidade, que cedeu o terreno para construção do prédio. O investimento de R$ 460.040,47 foi feito com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES).

A unidade no agreste sergipano é mais um tópico da evolução do Corpo de Bombeiros nos últimos anos. Ao longo da gestão Marcelo Déda, o CBMSE adquiriu cinco caminhões Auto-Bomba Tanque (ABT), no valor de R$ 525 mil cada, com capacidade de cinco mil litros; uma carreta de apoio operacional, denominada Auto Tanque Bi-Trem com dois reservatórios e capacidade de armazenamento de 48 mil litros de água, no valor de R$ 700 mil; cinco botes infláveis com motor de popa de 40 hp, no valor total de R$ 250 mil, além da locação picapes 4×4 que são utilizadas no trabalho de prevenção realizado pelos Guarda-Vidas nas praias do litoral sergipano e estuários; três motos de salvamento aquático (tipo Jet-sky), da marca Yamaha com 1800 cilindradas cada.

Para o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Nailson Melo, a Corporação passou por uma mudança sem precedentes nos últimos anos. "Para nós, que estamos aqui há tanto tempo na Instituição, temos a real percepção que os bombeiros de Sergipe passaram por uma melhoria significativa no Governo Marcelo Déda. Melhoramos no que diz respeito aos equipamentos e ampliamos a nossa atuação em regiões importantes de Sergipe", destacou.

Atualmente, o Corpo de Bombeiros tem sede em seis municípios - Aracaju, Estância, Itabaiana, Nossa Senhora do Socorro, Tobias Barreto e Lagarto. Há previsão de que ainda este ano seja inaugurado uma unidade em Propriá e existe projetos em análise para implantar bases em Nossa Senhora da Glória e Canindé do São Francisco.

O Corpo de Bombeiros também recebeu mais um veículo para atuações de combate a incêndio e resgate de vítimas em altura: uma viatura com plataforma elevatória de 54 metros de alcance, o que equivale a um prédio de 17 andares. Montada na Finlândia, o novo veículo custou R$ 2.700.000,00 e atua juntamente com a viatura de auto escada mecânica ou magirus (AEM).

De acordo com o coronel Nailson Melo, o destacamento em Lagarto tem área total construída de 195,64m2 em um terreno de 1.184,73m, o que favorece uma futura ampliação. A unidade contará com 24 bombeiros militares, que estarão à disposição da população para atender os mais diversos tipos de ocorrências.

"O tempo de resposta para atender ocorrências de acidentes de trânsito, incêndios florestais e chamados de emergências de cidades vizinhas será bastante reduzido com a presença dos bombeiros na principal cidade da região centro-sul", destacou Melo.

O comandante enalteceu a administração do governador Marcelo Déda e destacou que ele não estava presente fisicamente na solenidade de inauguração, que foi conduzida pelo governador em exercício Jackson Barreto, mas estava presente nas ações de modernização do Corpo de Bombeiros. Pelos investimentos feitos nos últimos anos tem-se uma noção da importância desses investimentos para modernização da instituição.

/ Notícias / seguranca-publica

Governo amplia a presença do Corpo de Bombeiros no interior do Estado