Sexta-Feira, 11 de Janeiro de 2013 às 13:16:00
Forças de segurança apresentam planos operacionais para o Pré-Caju

No início da manhã desta sexta-feira, 11, a Secretaria de Estado da Segurança Pública, através das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros, detalhou os planos operacionais que serão aplicados durante a realização do Pré-Caju 2013. O evento aconteceu no Quartel Central da Polícia Militar, em Aracaju.

Inicialmente o auxiliar da Divisão Operacional do Corpo de Bombeiros, capitão Douglas Morais, explicou aos presentes como será a atuação dos bombeiros durante a festa. A instituição contará com 100 militares na avenida que irão dispor de oito veículos operacionais, sendo quatro de combate a incêndio, um de busca e salvamento, duas motocicletas e uma lancha.

Três pontos fixos serão distribuídos no decorrer do trajeto da prévia carnavalesca, onde os bombeiros irão atuar. O oficial disse, ainda, que parte do efetivo será distribuída em patrulhas que atuarão dentro do evento, atendendo de forma mais rápida os casos pré-hospitalares e  orientando caso aconteça sinistros relativos a incêndio ou desabamentos.

“Com relação a estrutura dos camarotes, palcos e barracas nós teremos por noite uma equipe da nossa Diretoria de Atividades Técnicas que irá analisar as estruturas, bem como a parte relativa a equipamentos de segurança”, destacou Morais.

Além disso, o representante dos bombeiros afirmou que nos postos existirão equipamentos móveis de combate a incêndio utilizados em princípios. “Este equipamento nos permite um tempo resposta mais rápido em áreas muito povoadas, evitando o complicado deslocamento de viaturas”, explicou o oficial.

Como nas edições passadas, os bombeiros irão, também, realizar o trabalho de prevenção no rio Sergipe, atuando caso aconteçam acidentes aquáticos. “Esse trabalho será feito mais uma vez por homens do Grupamento Marítimo que estarão a bordo de uma embarcação, fazendo deslocamentos nos pontos mais críticos”, finalizou.

Polícia Civil

Após a apresentação do Corpo de Bombeiros, a coordenadora da Polícia Civil da Capital (Copcal), Viviane Pessoa, detalhou aos presentes o plano a ser adotado pela Polícia Civil durante a festa.

A Polícia Civil estará presente com um efetivo diário de 120 servidores. Além da delegacia montada no Parque da Sementeira, a instituição contará com um ponto fixo no estacionamento do Banese da avenida Francisco Porto, onde existirá um delegado, estrutura de cartório e equipes do Grupo Especial de Repressão e Busca (GERB).

“Nesse local trataremos de crimes de menor potencial. Lá teremos policiais do Gerb que irão atuar na parte periférica do evento, no rescaldo e também juntamente com a Polícia Militar na área mais crítica que é a região onde é montado o palco da Ilha FM”, destacou Pessoa.

A estrutura montada no estacionamento do Parque da Sementeira irá contar com uma delegacia para atendimentos de casos complexos com um delegado coordenador e mais dois auxiliares por noite. “No local faremos, também a triagem dos presos. Esse ano dentre os delegados auxiliares teremos um do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis para tratar casos envolvendo adolescentes”, explicou Viviane.

A delegada ressaltou, ainda, que equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) também estarão de plantão no local para dá agilidade caso aconteça algum homicídio no local da festa. Policiais da Copcal e do Departamento Especial de Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) estarão realizando revistas dentro do local da festa e no final irão atuar com o Gerb na dispersão.

A novidade deste ano será a atuação de policiais civis nos portões de maior movimento no tocante a revista. O trabalho será juntamente com a Polícia Militar. “A ideia é não relaxar na revista, evitando a entrada de criminosos e armas”, finalizou Viviane.

Polícia Militar

A Polícia Militar irá empregar um efetivo de mais de 1.200 homens por noite. Todas as unidades operacionais irão atuar durante o Pré-Caju. Mais uma vez o Grupamento Tático Aéreo (GTA) será empregado para auxiliar o policiamento terrestre e atuará caso necessite fazer o transporte de feridos.

O Batalhão de Choque irá trabalhar na área onde está montado o palco da Ilha. Todo o percurso da festa contará com 36 elevados, quatro pontos fixos, quatro salas de monitoramento e duas cabines de desarmamento. No final do desfile dos blocos o Batalhão de Choque e o Comando de Operações Especiais (COE) irão fazer o trabalho de varredura, evitando que assaltos e crimes contra o patrimônio aconteçam.

Durante todo o percurso da festa equipes de policiais militares, intituladas como “patrulhões”, irão atuar realizando revistas constantes. A ideia é flagrar pessoas que estejam armadas ou prender foragidos da polícia. Serão utilizadas durante a festa 52 viaturas.

“Iremos ter um cuidado especial com a área em frente ao camarote da Ilha. Lá vamos ter uma equipe do Batalhão de Choque que dará um reforço as outras unidades escaladas no local. Será montado um posto fixo na área, dando um suporte aos nossos policiais”, destacou o coronel Jackson.

O oficial superior destacou, ainda, que ao final da festa será combatido o crime de poluição sonora. O trânsito no local será fechado a partir das 17 horas da quinta, sexta e sábado e no domingo às 15 horas.

Participaram da coletiva à imprensa o comandante geral da Polícia Militar, coronel Maurício Iunes, a superintendente da Polícia Civil, Katarina Feitoza, o coordenador operacional do Corpo de Bombeiros, na oportunidade representando o comandante Geral Nailson Santos, coronel Roberto Wagner; , o coronel Nailson Melo Santos, além do chefe do Estado Maior da PM, o coronel Luis Fernando, e o seu subcomandante, coronel Enilson Aragão, além dos empresários responsáveis pelo evento, Augusto Oliveira, Fabiano Oliveira e Lourival Oliveira.

/ Notícias / seguranca-publica

Forças de segurança apresentam planos operacionais para o Pré-Caju