Sexta-Feira, 15 de Dezembro de 2023 às 11:30:00
Força Integrada de Combate ao Crime Organizado deflagra operação em Sergipe
Ação deflagrada nesta sexta-feira, 15, demonstra a atuação prática do acordo de cooperação técnica entre o Governo Federal e o Governo de Sergipe

Foram iniciadas as ações da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Sergipe (Ficco/SE) em parceria com a Secretaria da Segurança Pública (SSP). Nesta sexta-feira, 15, a Ficco e o Departamento de Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil deflagraram ação em conjunto, denominada Operação Capturas, com o objetivo de buscar investigados foragidos da justiça no estado de Sergipe.

A operação desta sexta-feira, 15, ocorreu nas cidades de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Propriá. Durante a ação policial, foram realizadas diligências no sentido de dar cumprimento a sete mandados de prisão em Sergipe. Os suspeitos são investigados por crimes de homicídio, roubo, tráfico de drogas, entre outros.

Ficco

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Sergipe é, atualmente, composta por integrantes da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Secretaria Nacional de Políticas Penais. A Ficco é um projeto do Governo Federal destinado a integrar as forças de segurança pública federal e estadual em todos os estados da federação.

O objetivo é impulsionar o enfrentamento e a desarticulação das organizações e associações criminosas, visando o combate ao tráfico de drogas e armas, ao furto, roubo e receptação de cargas e valores e à lavagem e ocultação de bens, entre outros tipos criminosos. A Ficco foi instituída em Sergipe no dia 8 de novembro.

O acordo foi firmado na presença da superintendente regional da Polícia Federal em Sergipe, delegada Aline Marchesini. Dentro do alinhamento, a PF representa o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Importância da Ficco

Na data de assinatura do acordo de estabelecimento da Ficco em Sergipe, o governador Fábio Mitidieri destacou a necessidade de colaboração entre os diferentes entes governamentais no enfrentamento ao crime em todo o país. “Sergipe é, hoje, um estado pacificado. Por isso, parcerias na segurança pública devem ser estimuladas, para que a população tenha uma sensação de segurança ainda maior. Precisamos deixar claro que o combate ao crime organizado aqui é incansável para que a gente fortaleça a visão de nosso estado como um local tranquilo e seguro”, ressaltou o governador.

"Manifestamos nossa gratidão ao Governo de Sergipe por ter encampado essa diretriz do Ministério da Justiça, pois toda a equipe do Estado foi solícita e agregadora. Sergipe é reconhecido como um estado que se diferencia no contexto nacional dentro da segurança pública. Acredito que este será um marco da gestão, e que tanto o estado quanto a federação têm muito a ganhar", salientou a superintendente Aline Marchesini.

O secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy, ressaltou a relevância da atuação conjunta das instituições. "Estimulamos sempre a integração das forças de segurança pública. Apesar de, hoje, termos sob controle o crime organizado e as facções em Sergipe, a gente precisa sempre do apoio e da parceria da Polícia Federal. Só temos a agradecer e parabenizar pela iniciativa", expressou o gestor da SSP na data de assinatura da Ficco.

/ Notícias / seguranca-publica

Força Integrada de Combate ao Crime Organizado deflagra operação em Sergipe