Sexta-Feira, 21 de Dezembro de 2012 às 06:42:00
DHPP efetua 75 prisões e conclui 326 inquéritos em 2012

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil divulgou nesta quarta-feira, 19, dados estatísticos do trabalho da unidade policial no período de janeiro a novembro deste ano. Os números apontam um registro de 75 prisões, sendo 51 em razão de cumprimento a mandados judiciais e 24 em flagrante delito. A maior quantidade de cumprimento de mandados de prisão aconteceu durante os meses de agosto e setembro, um total de oito. Já no mês de maio foi registrado o maior número de prisões em flagrante, com seis casos.

O DHPP também registrou um total de 326 inquéritos concluídos, e outros 499 que estão em andamento. Para a diretora do DHPP, delegada Thereza Simony, os bons resultados se deram por conta do empenho das equipes que compõem o Departamento e o zoneamento das áreas de atuação. "Aconteceram algumas mudanças na metodologia de trabalho que passaram pela implantação do zoneamento, descentralizando o trabalho do DHPP que hoje é composto de cinco divisões que cuidam das regiões de São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Aracaju. Essa iniciativa colaborou bastante para o alcance do bom desempenho e a perspectiva para o próximo ano é que vamos evoluir, pois estaremos com um maior conhecimento das áreas de atuação", destacou Simony.

Simony chamou a atenção, ainda, para a importância da participação da população no auxílio do trabalho policial, participando efetivamente com informações através de denúncias. "Hoje é muito importante que as pessoas confiem no nosso trabalho para que possamos alcançar bons resultados. Qualquer denúncia pode ser feita através do número da delegacia: 3205-5400, ou se preferir no 181, onde a identidade do denunciante é preservada", pontuou.

As prisões efetuadas pelo DHPP neste ano aconteceram nos municípios de Aracaju, Lagarto, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, entre outros municípios sergipanos e de outros Estados.

Casos de repercussão

Alguns casos elucidados pelo DHPP no ano de 2012 ganharam destaque. A finalização do inquérito que apurou o triplo homicídio ocorrido no dia 27 de abril nas instalações do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) foi tratado como um caso complexo, mas que a sociedade teve uma resposta rápida. "Esse caso aconteceu após o registro de uma outra ação criminosa ocorrida na avenida Santa Gleide, no bairro São Carlos. Por conta disso tivemos que abrir procedimentos distintos para se chegar as autorias e entender a dinâmica de casa crime", explicou Thereza.

Outro caso importante investigado pelo DHPP foi o assassinato de um homem ocorrido no dia 4 de novembro deste ano na porta do cemitério São João Batista, em Aracaju. Na ocasião, a vítima foi morta a tiros quando sepultava o corpo da irmã que também foi morta pelos mesmos criminosos um dia antes. No dia 26 de novembro a 1ª divisão do DHPP apresentou os três suspeitos apontados como autores dos dois crimes.

Já em outubro deste ano, o DHPP prendeu o agente de endemias Chirisdeicy Denoral da Costa Menezes, 36 anos, suspeita de ter assassinado e ocultado o corpo de Ângela dos Santos Gonzaga, 32 anos, no ultimo mês de setembro. Ela foi acusada de homicídio, ocultação de cadáver e de sequestrar um recém nascido, filho da vítima. A criança, com dois meses de idade, desapareceu no dia do assassinato e foi encontrada cinco dias depois na porta de uma casa no conjunto Marcos Freire III, em Nossa Senhora do Socorro.

Futuro

Dentre as novidades para dinamizar a atuação do DHPP no próximo ano destaca-se a parceria com a Polícia Interestadual (Polinter), visando dá agilidade no trabalho de cumprimento de mandados de prisão em aberto.

/ Notícias / seguranca-publica

DHPP efetua 75 prisões e conclui 326 inquéritos em 2012