Sexta-Feira, 24 de Novembro de 2023 às 09:15:00
Detran-SE disponibiliza aos munícipes de Poço Verde e região serviços de forma rápida e prática na 16ª Edição do “Sergipe é aqui
Ônibus-Escola leva palestras educativas a crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE) esteve presente na 16ª edição do “Sergipe é aqui”, no município de Poço Verde, localizado na região centro-sul de Sergipe. A ação aconteceu nesta quinta-feira, 23, na Praça Santa Cruz e no Colégio Estadual Professor João de Oliveira, e o programa itinerante do Governo levou mais de 150 serviços aos poço-verdenses.

Serviços como agendamento de médicos, prova teórica, consulta de pontuação, solicitação de requerimento de renovação, emissão de Documento Único de Arrecadação - DUA e Certificado de Licenciamento Anual Eletrônico - CRLV-E, solicitação de Autorização para Transferência de Propriedade Eletrônica, ou Recibo de Venda- ATPV-E, atualização de endereço e comunicação de venda, além da biometria e vistoria de veículos particulares e institucionais esteve dentre os serviços disponibilizados à população, além da presença do Ônibus-Escola, com palestras educativas em relação à mudança de condutas no trânsito.

Com relação ao município de Poço Verde, a expectativa para o número de atendimentos foi superada. Segundo a coordenadora de atendimentos da autarquia, Carla Ivone, a Circunscrição Regional de Trânsito-Ciretran mais próxima da cidade é Tobias Barreto,  a aproximadamente 50 km. “Já esperávamos que aqui fosse bastante proveitoso, já que a sede em Aracaju fica distante do município e a Ciretran mais próxima também. Tivemos a presença maciça da comunidade nos serviços e na busca por informações que facilitaram a vida de vários clientes”, afirma.

Segundo a estudante e comerciária Mariana de Jesus Sá, de 24 anos, a presença do Detran foi fundamental nesta quinta-feira em Poço Verde. “Trabalho numa loja no comércio, o que dificulta minha saída do trabalho por muito tempo para resolver minhas questões pessoais. Com o Sergipe é aqui, consegui além do Detran com informações da minha primeira habilitação, ir ao Procon, como também ao Banese renegociar meu Banese Card, e foi tudo em menos de duas horas”, afirma.

Ônibus-Escola e o SUAS

Um dos momentos que tem feito sucesso a cada edição é a interação da comunidade escolar estudantil com o Ônibus-Escola. Vários temas foram abordados dentro do contexto de trânsito. Dessa vez, o contemplado foi um público especial. As crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O Serviço atua por meio da Proteção Social Básica do Serviço Único de Assistência Social (Suas) e, no município, é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias em vulnerabilidade social.

De acordo como o coordenador da Escola Pública de Trânsito da autarquia, Edvaldo Xavier dos Santos Filho, esse público é imprescindível nas nossas ações. “O público é encantador. A maioria não tem nenhum tipo de acesso à informação adequada para um trânsito seguro e está distante da realidade de várias crianças. Realmente, hoje, foi um momento mágico diante da curiosidade deles em relação a fatos inerentes às temáticas abordadas”, explica.

A coordenadora do programa do município, a educadora social Maria Nazaré de Oliveira ressalta a importância da iniciativa. “Nunca tivemos uma ação como essa. O ônibus é confortável, e eles amaram a palestra que foi passada de forma lúdica, descontraída. A maioria aqui jamais teria essa oportunidade se vocês não viessem até Poço Verde. Estou feliz e muito grata”, relata.

/ Notícias / seguranca-publica

Sexta-Feira, 24 de Novembro de 2023 às 09:15:00